Transat Jacques Vabre – Edmond de Rothschild abandona regata

0
50

O barco Edmond de Rothschild abandonou, na noite desta segunda-feira (26), a Transat Jacques Vabre 2015.

CopyrightThierry Martinez  Gitana SA (2)

 


Flávio Perez
Especial/@onboardsports.net
Edição – Adilson Pacheco
Post-26/10-18:54


 

O barco Edmond de Rothschild abandonou, na noite desta segunda-feira (26), a Transat Jacques Vabre 2015. O barco da classe IMOCA, comandado por Sébastien Josse e Charles Caudrelier, teve pequenos problemas e a tripulação preferiu desistir da travessia para poupar equipamento. A maior parte da flotilha já sofre com o mau tempo no Golfo de Biscaia. Ondas gigantes e a entrada de ventos fortes preocuparam a dupla do veleiro também conhecido como Gitana.
“Foi uma decisão isolada. Esses problemas não são grandes, mas que precisam de mais tempo pra resolver. Como o projeto é novo, não deu pra deixar tudo pronto. As condições meteorológicas anunciadas para as próximas 48 horas poderiam nos prejudicar. Mais de 40 nós de vento e um mar violento com ondas de mais de 7 metros são esperados. Consideramos que seria irresponsável levar o barco nestas condições”, disse Sébastien Josse.

O barco de 60 pés foi lançado há dois meses e meio e seu principal uso será na Vendée Globo, em novembro de 2016. ”Este abandono foi uma decisão muito difícil, mas não há dúvida de comprometer o projeto. A construção do Edmond de Rothschild já custou mais de um ano de trabalho e este barco foi desenhado e concebido para a Vendée Globe, que continua a ser o principal objetivo da equipe”, finalizou o francês.

O barco Edmond de Rothschild segue para Lorient, sua base. Na última edição, a dupla venceu a Transat Jacques Vabre em Itajaí, mas na classe dos trimarãs de 70 pés.
O outro abandono do dia foi DO Maître CoQ, comandando por Jérémie Beyou e Philippe Legros. O IMOCA foi obrigado a fazer uma parada estratégica em Roscoff, no região francesa da Bretanha, na noite deste domingo (25), com um problema no cabo que prende o mastro da proa. A peça não foi reparada e a dupla desistiu.