Regata News TV na Transat Jacques Vabre – Velejador Renato Araujo envia mensagem de Havre

0
142

vabrebrasileiro (1)

 


 

A Regata Transat Jacques Vabre entra em sua reta final de largaa. A partida dos 40 barcos de Havre, França – ocorre domingo dia 25. O Brasil pela primeira vez tem time participante : velejador Eduardo Penido e Renato Araujo. A velejadora Izabel Pimentel é a nossa correspondente em Havre.


 

Editor- Adilson Pacheco
Apoio – Flávio Perez Onboard Sprts
Post – 19/10-10:20


 

Regata News – Agora é vez dos franceses – Já estamos na cobertura da Transat Jacques Vabre #Itajaí #Havre # Brasil #vela # Sailing – A cidade de Havre, França, os organizadores e os 80 velejadores da regata Transat Jacques Vabre estão a todo vapor nos preparativos para a grande largada da conhecida regata do café, prevista para o dia 25. Os 40 barcos e suas tripulações chegam a Itajaí no dia 3 de novembro.
O velejad0or Renato Araujo enviou uma mensagem direto de Havre, para os leitores/internautas do Regata News. Araujo juntamente com o velejador Eduardo Penido formam a única dupla brasileira na regata do café –com o barco Zetra a dupla vai estar competindo na Class 40.
No dia 22 Eduardo Penido – vai estar concedendo uma entrevista para a correspondente do Regata News em Havre – a velejadora Izabel Pimentel.

Transat Jacques Vabre: Regata entre França e Brasil reúne atletas de 11 países

Largada da travessia transatlântica será no próximo domingo (25) com 42 barcos

Barco francês A Transat Jacques Vabre será mais uma regata oceânica internacional a desembarcar no Brasil. A partir do próximo domingo (25), 42 duplas partem da francesa Le Havre com destino a Itajaí (SC) para um percurso de mais de 10 mil quilômetros. Serão 84 velejadores de 11 países na disputa! A novidade desta edição é a primeira dupla brasileira na história da regata: Eduardo Penido e Renato Araújo competem a bordo do Zetra, veleiro da Class40, uma das quatro categorias da prova. ”A responsabilidade é grande por ser a primeira equipe brasileira na história da Transat Jacques Vabre. Nosso plano é completar a regata em 20 dias ou mais ”, disse Renato Araújo.

A França é o país sede da Transat Jacques Vabre e por isso tem o maior número de atletas com 66. Ícones da vela local como François Gabart, Charles Caudrelier, Pascal Bidégorry, Jean-Luc Nélias e Thomas Coville estarão na disputa com suas duplas. Os franceses são especialistas em provas oceânicas e investem bastante em campanhas em solitário ou em equipes. ”Eu amo o mar! A emoção que a gente encontra nas regatas é o que me motiva”, disse Vicent Riou, atual campeão e integrante do PRB na classe IMOCA.

Além de França e Brasil, a regata terá representantes de Grã-Bretanha, Estados Unidos, Espanha, Canadá, Hungria, Suíça, África do Sul, Itália e Austrália. Os barcos devem chegar na cidade de Itajaí a partir da primeira semana de novembro. O município de Santa Catarina também recebeu a Volvo Ocean Race em abril de 2015.

Outras curiosidades

O velejador suíço Alan Roura (Club 103)é o mais novo da regata com apenas 22 anos.
O mais velho é o húngaro Nándor Fa (Spirit of Hungary) com 62 anos.
A média geral de idade dos velejadores é de 42 anos.
94% são homens e 6% são mulheres.
A única dupla feminina será formada pela sul-africana Phillippa Hutton-Squire e pela britânica Pip Hare (Concise 2).
O recordista de participação é o francês Marc Guillemont (MACSF) que vai para sua décima Transat Jacques Vabre.

Transat Jacques Vabre: a maior travessia do Atlântico

Em 25 de outubro, na França, largarão quatro classes divididas entre monocascos e multicascos. Por ordem de tamanho, a Class40 (veleiros de 40 pés) contará com 14 duplas, a Multi50 (50 pés) terá 4, a IMOCA (60 pés) terá 20 e a Ultime (barcos de até 102 pés) outras quatro duplas. Ao todo, serão 84 velejadores ao longo da mais extensa travessia transatlântica.

A Transat Jacques Vabre, regata que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de “Rota do Café”. Já tendo passado por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições, essa será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí).