Volvo Penta lança nova geração de motores a gasolina na SP Boat Show

0
320

 

 

materia 2

A Volvo Penta lança sua nova geração de motores a gasolina na São Paulo Boat Show, que acontece de 01 a 06 de outubro. Fabricados em alumínio, os novos modelos são mais leves, eficientes e econômicos que os modelos da linha anterior.


 

Edição – Adilson Pacheco
Fonte – Milena Miziara/jornalista –
Grupo Volvo América Latina
Post-04/10-23:43


 

A nova linha é composta pelos modelos V6 com 200, 240 e 280 hp de potência; e os modelos V8 com 300 e 350 hp de potência. Os motores estão mais potentes, consomem até 10% menos combustível e aceleram de 10 a 30% mais rápido que os anteriores.

“A Volvo sempre está na frente quando o tema é inovação. Esta nova geração de motores reúne uma potente combinação de características técnicas que mantém o compromisso da marca em inovar para oferecer aos clientes produtos de alta qualidade, desempenho superior e baixa emissão de poluentes”, afirma Grabriel Barsalini, vice-presidente da Volvo Penta South America.

Os novos motores são os primeiros da indústria náutica com injeção direta de combustível, o que permite torque mais altos na faixa mais baixa, aumentando a eficiência de combustível. Além disso, o VTT (Variable Valve Timing ou Comando de Válvula Variável) otimiza o torque em todas as faixas de aceleração, permitindo retomadas rápidas de velocidade em qualquer rotação.

O bloco 100% em alumínio deixa os motores mais leves, garantindo melhor relação peso-potência; o sistema de refrigeração por circuito fechado mantém a temperatura interna constante e aumenta a vida útil das peças já que não há exposição direta a água salgada; os sensores de oxigênio de banda larga aumentam a eficiência do motor e, combinado com o catalizador, reduzem em até 95% as emissões de CO².

“São características únicas, que oferecem o máximo em eficiência à navegação de lazer, e estabelecem um novo patamar para aceleração, velocidade, relação peso-potência, economia de combustível, redução de emissões e confiabilidade”, afirma Emerson Baptista, diretor de motores marítimos da Volvo Penta South America.

Os novos modelos possuem ainda o controle de velocidade com base em RPM, que automaticamente, mantém a velocidade em curvas fechadas. O sistema, introduzido no mercado pela Volvo Penta em 2008, agora é padronizado para toda a linha de rabetas da marca.

Os motores são fabricados pela General Motors, com base na aclamada plataforma Gen V da montadora. A Volvo Penta foi a primeira a introduzir motores de rabeta a gasolina ou diesel baseados em motores automotivos na indústria marítima, melhorando a tecnologia, o desempenho e a confiabilidade com custos competitivos. Estratégia adotada pela marca há mais de 100 anos que acompanha o desenvolvimento da indústria automotiva para oferecer aos clientes melhor performance e confiabilidade.

Manutenção

Com o lançamento desta nova geração de motores a Volvo Penta padroniza toda sua linha de produtos marítimos a gasolina, o que garante maior quantidade de peças em comum e facilita o serviço de manutenções preventivas.

A Volvo Penta oferece um programa administrado e apoiado pela fábrica da empresa no Brasil que estende por três anos a cobertura da garantia limitada de dois anos, totalizando cinco anos de cobertura.