Espanha – RC44 World Championship: Estrelas da vela mundial em Cascais

0
220

Special portugal

Até ao próximo Domingo, doze barcos de sete países disputam o título mundial em águas cascalenses

Edição – Adilson Pacheco
Fonte – Rodrigo Moreira Rato
Post – 29/09-23:17

O Campeonato do Mundo de RC44 teve hoje, dia 29/09, início com a realização da Conferência de Imprensa Oficial e da regata de treino. Até ao próximo Domingo, doze barcos de sete países disputam o título mundial em águas cascalenses. A organização é do Clube
Naval de Cascais com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

Uma autêntica parada de estrelas marca presença em Cascais para o Mundial de RC44. Na Conferência de Imprensa oficial de apresentação da prova, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, sublinhou a importância de mais este evento: “Temos os melhores do mundo novamente a competir em águas cascalenses. Espero que seja uma semana fantástica”, afirma.

O neozelandês Ray Davies, um dos nomes sonantes que compete esta semana em Cascais, será o táctico do Charisma: “Estou muito contente por voltar a navegar num local com condições espectaculares para a prática da Vela”, refere.

Nuno Barreto, medalhado de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, é um dos três portugueses que estará a bordo do Mag Racing, juntamente com Luís Brito e Gil Conde: “Estou feliz por regressar, ao fim de três anos, aos RC44. Temos treinado manobra e a comunicação a bordo, dado que metade da tripulação é nova. O objectivo é melhorar a prestação do Mag Racing, tentando ficar a meio da tabela, uma tarefa nada fácil porque o nível é muito elevado”, sublinha.

A regata de treino, disputada esta tarde (29/09), teve como vencedor o Aleph Racing Team, do francês Hugues Lepic, seguido do Team Ceeref, do esloveno Igor Lah e do Bronenosec Sailing Team, do russo Vladimir Liubimirov,
Em Cascais, tal como é hábito nos RC44, serão realizadas regatas de frota e match racing (em que os barcos se enfrentam mano-a-mano). Na geral do circuito, ao fim de três provas, os russos do Team Nika, de Vladimir Prosikhin, lideram a geral das regatas de frota, enquanto os seus compatriotas do Bronenosec Sailing Team, de Vladimir Liubimirov, estão na frente em match racing.

O circuito mundial de RC44 teve início em Março na RC44 Valletta Cup (Malta), passando depois pela Audi RC44 Porto Cervo Cup (Itália) e pela RC44 Marstrand Cup (Suécia). A etapa final será a RC44 Virgin Gorda Cup (Ilhas Virgens Britânicas) e terá lugar de 25 a 29 de Novembro.

Amanhã – Quarta feira – às 11:30 horas terá início o match racing.

O Barclays e o Campeonato do Mundo de RC44

“O apoio do Barclays Portugal aos eventos de vela em Cascais ‘52 Super séries’ e ‘RC44 World Championship’ confirma a importância que o Barclays atribui ao desporto. Com 325 anos de história e experiência em serviços financeiros e com operações em mais de 50 países, a missão do Barclays é ajudar as pessoas a atingirem as suas ambições, da forma correcta. E é esse o espírito que o Barclays reconhece nestas competições de vela: A ambição da vitória, alcançada da forma correcta, ou seja, em equipa e com o maior respeito por todos os participantes”, Carlos Brandão, Country Manager do Barclays Portugal.

A BMW e o Campeonato do Mundo de RC44

“Dada a forte ligação da BMW com a vela, faz todo o sentido estarmos associados a este evento de grande magnitude internacional no nosso país. A nossa ligação com esta modalidade iniciou-se em Portugal com a abertura da BMW Sailing Academy, um espaço onde é fomentado o espírito desportivo e a prática da vela.
Superar metas e testar limites, com total dedicação e perseverança é o espírito deste desporto, e são também os valores da marca BMW. Associamo-nos a esta iniciativa não só pelo apoio à modalidade, mas sobretudo pela partilha de valores comuns.” – BMW Portugal.