Coluna do Editor – Adilson Pacheco # Refeno# Volvo Ocean Race# Transta Jacques Vabre# Salão Náutio de Genova & Cia

3
210

Coluna do Editor – https://regatanews.com.br/
Adilson Pacheco
Post- 21/09 -19:25

 

 

Site

eu (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1)

 

Bah! somente hoje dia 21 que vi que a nossa coluna já tem 30 dias. É interessante ver que na coluna de 30 dias atrás – agradecia a visita de 70 mil internautas/leitores. E para a alegria da redação e de todos que gostam deste site – https://regatanews.com.br/ ele chega nesta 21 de setembro -13:49 – com 87 mil 701 visitantes/leitores – em suma 17 mil novos visitantes. Obrigado Senhor por esta vitória. Obrigado a você leitor/internauta.

 

Novos Colunistas

notinha2
O site https://regatanews.com.br/ – está com atingindo a 87 mil visitas – Diante do contexto optamos em ampliar o leque de informação e de mais colunistas no site. A jornalista Simone Bello com forte atuação no Paraná é a mais nova colunista. Com Simone – o site já conta com o jornalista Rodrigo Moreira Rato, correspondente e colunista na Europa. O advogado Ernesto São Thiago, de Florianópolis; o presidente da ACATMAR – o jornalista Mané Ferri. Tudo isto para ampliar o leque de informações e levar a boa notícia aos leitores/internautas.

 

Entrevista com Alexandre Santos – projetista do time Itajaí Sailing Team.

 

 

 

 

Transat Jacques Vabre

notinha3 (1) (1) (1) (2) (1)

A Regata francesa Transat Jacques Vabre chega a Itajaí em novembro. A largada da conhecida regata do café ocorre no dia 25 de outubro. Com saída de Havre, França – a competição tem um percurso de 5.395 milhas náuticas em linha reta – e já está confirmada a participação de 40 embarcações, com tamanhos variando entre 40 e 60 pés de comprimento. O percurso será feito em um período de 20 dias.

Brasileiros

Dois brasileiros estão participando desta edição da regata francesa. A vela nacional será representada pela dupla Eduardo Penido (primeiro campeão olímpico da vela brasileira) e Renato Araújo. A dupla estará a bordo do barco Zetra, veleiro da Class40. A regata entre França e o Brasil terá quase 10 mil quilômetros.

 

Festival Náutico

notinha4n tedesco (1) (1) (1) (1) (1) (1)

 

Estivemos no festival náutico da Tedesco. O panorama visto no salão náutico demostra o crescimento do setor em Santa Catarina. Marcas internacionais como Azimut Benetti; Schauffert Yachts foram os mais cobiçados pelos visitantes. Agora é importante – se pensar em um salão mais pomposo, mais requintado e de nível de internacional. Balneário Camboriú pelo nível de investimento no setor náutico, construção civil e turismo merece um evento de caráter internacional.

Sem fazer paralelos – como aconteceu com Itajaí: sediando duas regatas internacionais Volvo Ocean Race e Transat Jacques Vabre. São dois eventos que vendem a imagem de Itajaí, Balneário Camboriú e de Santa Catarina em todo o planeta. Como dizia o Amílcar Gazaniga durante a organização a Volvo Ocean Race ” É preciso pensar grande. E quebrar paradigmas”.

 

Itajaí internacional

notinha 5 - iTAJAÍ (1) (1) (1) (1) (1) (1)

 

A cidade de Itajaí não demostra, mas vende a nível mundial seu perfil de cidade desenvolvida e com grande crescimento econômico. Mas a cidade continua em muitos aspectos provinciana – e este perfil que gosto da cidade que moro. Com a inauguração da Marina Itajaí, ao lado do Centreventos e da Vila da Regata a cidade ganha o melhor “point” para eventos náuticos do Brasil. E mais ainda – as facilidades com a proximidade com o complexo portuário do rio Itajaí, mais rodovia Br-101; próxima de dois aeroportos criada um cenário perfeito para os organizadores de eventos náuticos. Mas o bom em tudo isto – é que a cidade continua pacata e provinciana.

 

 Limpeza nos mares I

notinh 6 ACATMAR (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1)

 

A Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil), presidida pelo jornalista Mané Ferrari, promoveu mais uma um ação do projeto “Limpeza nos mares”, ação que foi premiada pelo ADVB/SC. Voluntários recolheram cerca de 1,2 tonelada de lixo do fundo do mar e costões da Ilha do Arvoredo, na capital/Ilha de Santa Catarina. A ação foi realizada no sábado, 19 de setembro, véspera do Dia Mundial de Limpeza dos Mares e Rios. O evento reuniu cerca de 80 participantes, dos quais, 50 eram mergulhadores profissionais que retiraram os materiais do fundo do mar, garantindo a segurança da operação.

Limpeza nos mares II

Entre o lixo recolhido estavam redes de pesca, cabos de metal, garrafas pet, embalagens de óleo e pedaços de embarcações. Toda a atividade contou com o apoio do ICMBio, já que a ilha tem restrições por abrigar uma reserva biológica e foi necessária uma autorização especial para a execução dos trabalhos.
Para o presidente da Acatmar, Leandro ‘Mané’ Ferrari, a cada edição cresce o número de voluntários e profissionais interessados na conservação do meio ambiente. “É uma filosofia de vida, por isso, cada vez mais o Projeto Limpeza dos Mares tem conquistado a adesão de novos participantes”, afirma. “A ação de limpeza dos mares é uma prova de que estamos conseguindo conscientizar a sociedade para a preservação dos nossos mares, combatendo práticas poluidoras”, completa o diretor de mergulho da entidade, Álvaro Almeida.

 

Knut Frostad

notinh 7 Knut (2) (1) (1) (1) (1)

 

O norueguês Knut Frostad anunciou que irá deixar o cargo de CEO da Volvo Ocean Race no fim da temporada 2015 por motivos familiares. O velejador olímpico de 48 anos comandou a organização da regata nas últimas três edições (2008-09, 2011-12 e 2014-15).
Um dos principais legados de Knut Frostad no cargo máximo da organização foi a introdução dos barcos rigorosamente iguais no evento anterior. ”Estou muito orgulhoso por ajudar a transformar a regata numa organização profissional e de alto nível. O evento consumiu quase metade da minha vida! Foi uma das decisões mais difíceis que tomei na minha carreira. Agora quero dedicar mais meu tempo para a minha família”.

Knut Frostad emendou: “A Volvo Ocean Race se inseriu no futuro da modalidade com o formato one-design dos barcos. Temos uma grande equipe em nossa sede em Alicante e os patrocinadores Volvo Car Group e Volvo Group continuam empenhados em elevar o nível da regata”.

Knut Frostad

Com a saída de Knut Frostad o Brasil perde uma “mão amiga na Volvo Ocean Race”. Knut é um apaixonado pelo Brasil e tem motivos. Ele foi um dos tripulantes do lendário Brasil 1 – primeiro barco nacional a participar de uma Volvo Ocean Race. O time nacional era comandado pelo Torben Grael e na equipe entre outros estava Joca Signorini, Horácio Carabelli e o catarinense André Fonseca Bochecha.

Knut Frostad II

Recordo do primeiro encontro com Knut. Foi durante a primeira parada da Volvo Ocean Race em Itajaí. Eu era editor do jornal Gazeta do Litoral e pedimos a jornalista Christina Gaither- assessora em comunicação da VOR uma entrevista com o CEO da Volvo Ocean Race. Meu interprete foi o Rizzi, um jovem universitário da Univali que fazia parte do grupo de voluntários da stopover Itajaí. Fomos muito bem recebido pelo Knut e com ele ficamos quase 60 minutos. Na ocasião entreguei para ele as 120 edições do caderno especial da Volvo Ocean Race. Ele pegou o volume e passou a folhear as dezenas e páginas e afirmava
– Isto é fantástico. Isto é fantástico. É uma grande cobertura.

Knut Frostad III
Depois desta entrevista Knut nos concedeu outras entrevistas – claro com apoio da Christina, Sophia Luther, Kevin, Flávio Perez e do jornalista Jon Bramley. Bom, vamos editar aqui no site estas entrevista com Knut Frostad…como em mídia digital tudo é muito rápido…esta ação pode acontecer a qualquer momento.

 

 Exclusiva com Jon Bramley I

notinh 8 Jon (1) (1) (1) (1)

 

O jornalista Jon Bramley – parou alguns minutos de suas atividades em Alicante – sede mundial da Volvo Ocean Racwe – e falou com execlusividade com o Regata News onde abordou temas sobre o avanço da mídia digital no esporte náutico em especial na 12ª edição da Volvo Ocean Race – (em inglês – curta a matéria completa no (https://regatanews.com.br/interview-with-jon-bramley-volvo-ocean-race-makes-a-splash-in-exciting-digital-era/)

Exclusiva com Jon Bramley II

Com exclusividade Bramley disse que “espera um aumento de mais de 100% nos novos índices de audiência on-line de mídia externa, enquanto mostramos um outro grande aumento na plateia do próprio site da Volvo Ocean Race”.
E em outro momento afirma “Esse foco novamente colheu suas recompensas com um crescimento fenomenal em fãs no Facebook a partir de cerca de 300.000 no início da corrida de nove meses e mais de 1,2 milhão pelo tempo que a frota chegou ao seu destino final, em Gotemburgo.”

 

Refeno 2015 – Mussulo III

notinha Refeno 8 (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1)


Vencedor da categoria RGS A na edição 2013 e terceiro colocado no ano passado.Com o patrocínio da operadora de telecomunicações Angola Cables a embarcação Mussulo III será uma das atrações da 27ª edição da Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno), considerada a primeira e maior regata oceânica do país. O veleiro conta com 11 tripulantes, entre os quais angolanos, brasileiros e alemães, guiados pelo experiente comandante José Guilherme Pereira Caldas.

Refeno 2015 – Itajaí Sailing Team

O time náutico da cidade – o Itajaí Sailing Team vai estar na regata Refeno em Fernando de Noronha. O Itajaí Sailing Team, equipe de vela que representa a cidade em eventos náuticos, se prepara para disputar a Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno 2015) a bordo do veleiro Mano Champ´s. A partida da Refeno será ao meio-dia de 26 de setembro, no Marco Zero do Recife, em Pernambuco. Esta é a primeira vez que a equipe participa da competição, que está em 27ª edição. Além da prova, os velejadores farão uma ação social em Fernando de Noronha, em uma escola indicada pela Secretaria de Educação. (Saiba mais: https://regatanews.com.br/itajai-sailing-team-disputa-regata-internacional-recifefernando-de-noronha/)

Refeno 2015- III

O Iate Clube da Paraíba (ICP) firmou, parceria com o Cabanga Iate Clube de Pernambuco para a 27ª edição da Regata Recife-Fernando de Noronha, com partida marcada para o dia 26 de setembro, no Marco Zero do Recife. De acordo com o Comodoro do ICP, Bernardo Cantinho, o clube paraibano dará todo suporte aos barcos que tiverem algum problema na região da Paraíba.
“Estaremos a postos, diuturnamente, a toda e qualquer embarcação da Refeno que precisar da nossa ajuda. Disponibilizaremos um barco para ajudar no que for preciso”, avisou o Comodoro do ICP.
É importante destacar que o trajeto da Refeno passa por águas paraibanas. Bernardo Cantinho disponibilizou seu contato para quem precisar de ajuda. Os velejadores poderão entrar em contato com o próprio Comodoro Bernardo Cantinho através de seus telefones: (83) 99936-4957/ 99886-0026/ 99144-8095

 

 Projeto Tamar

notinh 10 tartaruga (1) (2) (1)

 

À partir de quinta-feira, 24, o Atlântico Shopping – Balneário Camboriú- recebe exposição do Projeto Tamar, reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo. A mostra acontece na Praça de Eventos do empreendimento, que abrigará réplicas de animais em tamanho real, cascos, ovos e filhotes de tartarugas conservados em formol, que revelam a magnitude e beleza do fundo do mar. As escolas que tiverem interesse poderão levar seus alunos por meio de agendamento pelo telefone (47)3367-6464 ou no e-mail: mkt2@atlanticoshopping.com.br.

 

Arquitetura acessível

notinbha 11 - arquitetura (1) (1) (1) (1) (1)

A aplicação em Santa Catarina da lei que garante assessoria técnica gratuita às famílias de baixa renda foi o tema das discussões do seminário promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, seccional Santa Catarina (IAB-SC), na última sexta-feira (18), em Florianópolis. Prestigiado por representantes da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina (SST-SC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), da Caixa Econômica Federal, e do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal (UFSC), entre outras autoridades, o evento abriu as discussões de como implantar a lei 11.888 no Estado.

Balsa

 

notinha 11 balsa (2) (1) (2) (1)

 

A balsa que faz travessia da população entre Balneário de Camboriú é a Vila – é uma afronta para qualquer brasileiro. Se vende tanto a pomposa Balneário Camboriú – mas se esquece da qualidade de transporte marítimo para a população. E mais deprimente de tudo que a balsa já está há anos…e levando o povo de um lado para outro. O pior de tudo é que a travessia é realizada em um local requintado: marinas, grandes obras de construção civil. Pois é, com a palavra………depois de ver uma obra vultosa da “ponte sem fim” – simplesmente ficamos sem a quem cobrar um melhor transporte marítimo.

 

Maior iate da Croácia

 

notinha 12 cracia (2) (1) (1) (1) (1) (1)

 

A Brodosplit Shipyard convida Regata News – para conhecer no Mônaco Yacht Show 2015 o novo de yate de 60 metros – M/Y Karina. Uma experiência única de luxo para a navegação irrestrita. Atina é o maior iate construído na Croácia e representa um dos navios de luxo mais distinto, totalmente equipados e já disponíveis no mercado de vendas. A informação é da jornalista Andrea Sculati.

 

Pit-Stop

> A cidade de Genova se prepara para receber milhares de empresário e jornalistas durante o 55º Salão Náutico de Genova.

> Uma mini regata da Volvo Ocean Race vai acontecer em Genova. Os barcos Vestas e SCA vão participar de uma competição em Genova e vão estar abertos para visitação pública.

> Floripa/Ilha de Santa Catarina movimentada – de um lado o Iate Clube de Santa Catarina promovendo mais uma regata. Já do outro lado da Ilha, a Acatmar promovendo o projeto “limpeza nos mares”.

> Itajaí – A rodovia que liga o centro a praia de Cabeçudas vai mudar um dos principais cartões de visita da cidade praiana. O Deck no bico do papagaio é uma das novidades.

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante o conteúdo. Mas minha reclamação são essas dores. Quando sofri uma crise de dor lombar, o médico me falou desse colchão ortopédico. Alguém daqui já usou? Ouvi dizer que melhora até insonia.

Comments are closed.