Rodrigo Moreira Rato – Correspondente na Polónia no Mundial de Optimist

0
188

Colunista 2 - Rodrigo Moreira Rato (1) (1) (1)
Correspondente na Europa/Portugal: Rodrigo Moreira Rato – Correspondente na Polónia no Mundial de Optimist

Correspondente na Europa/
Portugal: Rodrigo Moreira Rato
Post: Terceira Coluna/ 11/09-08:19

Rodrigo terceira coluna (1)

Mundial de Optimist

Decorreu na tranquila cidade de Dziwnow, Polónia a prova rainha da mais importante classe de formação de vela. O tempo não esteve mal apesar de faltar algum calor, mas afinal estamos no Báltico, bem no norte da Polónia. A prova decorreu numa marina nova e com boas condições para acolher o mundial, a organização foi eficaz como é hábito por estes lados, o menos bom foi o alojamento dos velejadores e comitiva ser um pouco longe da marina (20 minutos de ônibus), e a comida que não é famosa por estes lados. Antes de falarmos da selecção brasileira, temos que dar os parabéns ao vencedor, Rok Verderber da Eslovénia que não deu qualquer hipótese aos outros jovens velejadores e venceu com toda a justiça.

No final do mundial, o treinador brasileiro Átila Pelim, falou em exclusivo para o Regata News:

“Foi um campeonato um tanto difícil no inicio, a equipa do brasil era um pouco pesada para este vento, os ventos eram rondados e inconstantes, uma raia bem difícil de velejar. O inicio foi mais difícil, mas com o passar dos dias ficamos mais à vontade na raia, a meio do campeonato tivemos um dia muito bom com o Tiago a ganhar duas regatas. No penúltimo dia cometemos um erro grave o que nos custou muito caro, especialmente com um campeonato muito apertado em termos de pontos, e no ultimo dia não teve como reverter a situação, pois não houve vento o que impediu a realização de mais regatas.

Para o ano com o mundial em Vilamoura, Portugal, vamo-nos sentir mais em casa, o dia-a-dia dos garotos vai ser muito mais fácil, a comida vai ser muito melhor, o lugar é muito bonito, o vento sabemos que não vai ser muito forte, mas vamo-nos preparar melhor e tentar levar uma selecção mas leve.”

Nota da Redação – Devido o grande número de leitores portugueses – a grafia desta coluna é mantida no português de Portugal

Colunas anteriores:

Primeira:

https://regatanews.com.br/colunista-de-portugal-rodrigo-moreira-rato-mapfre-copa-del-rey-2015/

Segunda:

https://regatanews.com.br/colunista-de-portugal-rodrigo-moreira-rato-esta-semana-do-lado-de-ca-do-atlantico-ficou-marcada-por-uma-estranha-fastnet-e-as-extreme-sailing-series/