Porto de Itajaí informa que determinou a paralisação pelo período de 60 dias da dragagem de manutenção das profundidades dos canais de acesso e da bacia de evolução

0
178

Antonio  (1) (1) (1)

A Superintendência do Porto de Itajaí informa que determinou a paralisação pelo período de 60 dias da dragagem de manutenção das profundidades dos canais de acesso e da bacia de evolução, a fim de equalizar as despesas desta Autarquia ao orçamento de 2015.
Esta compatibilização orçamentária vai se dar a partir da cobrança das novas tarifas de movimentação de navios que compõem a Tabela I – de Utilização da Infraestrutura de Proteção e Acesso Aquaviário – homologadas em 21,10% pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ), em junho deste ano.
Lembramos que o reajuste das tarifas foi autorizado para todos os portos brasileiros.
A Autoridade Portuária de Itajaí informa desde 2011 vinha praticando a política de reajustes escalonados em média 10% a menos que o percentual máximo autorizado pela Agência Reguladora.
Infelizmente por conta da redução de receita ocasionada pela perda de movimentação, com armazenagem e arrendamento, bem como a redução no número atracações, esta Superintendência foi obrigada a decidir pelo reajuste integral das tarifas.
A paralisação estratégica nos serviços de dragagem por 60 dias não significa que a Draga Catarina deixará de atuar em situações emergenciais, que comprometam as operações portuárias.

Itajaí, 08 de setembro de 2015

Eng. Antonio Ayres dos Santos Júnior

Superintendente do Porto de Itajaí