PROGRAMA CIDADES DO ESPORTE CONTA COM NOVO SISTEMA DE INCLUSÃO DE DADOS

0
120

Atletas 1  (1) (2) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1)

Plataforma online implantada para o programa facilita a coleta de dados e a elaboração do II Relatório Cidades do Esporte

Edição – Adilson Pacheco
Fonte – ZDL
Post – 9/9-14:56

São Paulo – O Programa Cidades do Esporte, da Atletas pelo Brasil, está de cara nova em 2015. Depois do lançamento do I Relatório em novembro de 2014, o programa deu um grande passo para aprimorar sua metodologia e facilitar a coleta de dados pelos articuladores nomeados nas 12 cidades-sede da Copa.

A matriz de indicadores foi incluída em um sistema cedido pelo Programa Cidades Sustentáveis, integrante do Comitê de Governança do Cidades do Esporte. Essa inovação possibilita o preenchimento dos dados diretamente em uma plataforma online, facilitando o controle do fornecimento das informações, que agora apenas pode ser feito pelo articulador, com um login individual e senha de acesso. O sistema apresenta os indicadores e variáveis que os compõem, explicando cada um deles e a forma de calculá-los.

A coordenadora do programa, Silvia Gonçalves, destaca que os municípios passam a ter uma ferramenta para organizar o volume de informações levantadas e classificá-las. “A plataforma permite evidenciar necessidades dos municípios e o seu potencial, no que tange às políticas públicas de esporte. E ainda possibilita criar relatórios de acompanhamento da evolução das cidades ao longo dos anos, além de permitir comparativos entre municípios”.

Ela lembra ainda a importância desta plataforma para a sociedade civil. “Trata-se um instrumento com o qual o cidadão poderá avaliar e acompanhar o progresso de sua cidade na área do esporte. Isso possibilita a integração da sociedade com a administração pública quanto às políticas desta área”.

A matriz de indicadores em formato online foi aberta para preenchimento em junho. Os municípios poderão preencher as informações solicitadas até o início de outubro.

Para auxiliar as cidades na coleta dos dados, as assessoras de políticas públicas da Atletas pelo Brasil têm realizado visitas técnicas aos participantes do programa desde agosto. Durante as visitas, são realizadas oficinas com a participação de representantes de diferentes secretarias e órgãos municipais, no intuito de orientar o preenchimento e esclarecer possíveis dúvidas.

A Atletas pelo Brasil já esteve em Natal (18/8), Curitiba (25/8), Porto Alegre (3/9) e Salvador (3/9). As próximas cidades visitadas serão Belo Horizonte (15/9), São Paulo (16/9), Fortaleza (21/9), Recife (22/9), Rio de Janeiro (24/9) e Cuiabá (25/9).

Veja mais sobre o relatório aqui

Sobre o Programa Cidades do Esporte

O Programa Cidades do Esporte tem como objetivos promover a importância do esporte nas políticas públicas, realizar um diagnóstico e monitorar anualmente a evolução dos indicadores nos municípios, além de fomentar o intercâmbio entre as cidades e divulgar boas práticas.

O Programa Cidades do Esporte teve início em 2012. Os prefeitos das cidades participantes – as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 – assinaram um termo comprometendo-se com as metas do programa. Cada prefeito nomeou um articulador, que ficou responsável pela coleta de dados. A Atletas pelo Brasil, com o apoio do Uniethos, criou um questionário, que foi enviado às cidades. Clique aqui e confira o questionário completo.

Em seguida, a equipe da Atletas pelo Brasil reuniu e validou as informações do questionário, que serviram para o diagnóstico da realidade do esporte em cada município. Os dados fazem parte do I Relatório Cidades do Esporte, lançado em novembro de 2014.

O programa conta com um comitê técnico e de governança formado por Instituto Ayrton Senna, Nike, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios (Instituto Ethos), Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Rede Esporte pela Mudança Social (representada por PRODHE/Cepeusp e Instituto Esporte e Educação), SESC, UNESCO e UNICEF.

Conheça a Atletas pelo Brasil – – A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, 59 atletas e ex-atletas pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do País.

Em 2013, a associação contribuiu para a aprovação do artigo 18-A da Lei 12.868, que criou regras para dar mais transparência às entidades esportivas. A mobilização que culminou na aprovação da emenda pode ser definida como uma ação de advocacy.

Em 2014, a Atletas pelo Brasil divulgou uma carta para os candidatos à Presidência. A associação também está ajudando a desenvolver um pacto setorial por mais transparência, integridade e gestão no esporte brasileiro.

Saiba mais sobre os associados: http://atletaspelobrasil.org.br/quem-somos/os-atletas/

Conheça mais sobre a organização: http://atletaspelobrasil.org.br/