Coluna do Adilson Pacheco -### Festival Náutico da Tedesco### Balsa de Balneário Camboriú ### Iker Martinez #

0
168

Coluna do Adilson Pacheco
Post: dia 8/9- 12:40
De Balneário Camboriú
Na cobertura do Festival Náutico Tedesco –

balsa (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1)

Balsa I
No ano passado estive no Festival Náutico da Tedesco, mas antes de entrar no “salão de exposição ao ar livre” – busquei fazer umas imagens pelo lado da Vila. Pois é, para fazer isto tive que pegar uma rudimentar balsa que faz travessia de um lado para o lado até por volta das 22 horas.
Pois bem, este ano retornei ao Festival Náutico da Tedesco…..e fiz a mesma travessia com a rudimentar balsa. Enquanto a balsa fazia o percurso – um imponente yate passava pela balsa rudimentar. Ali vi duas realidades: a ação empresarial no setor náutico e a inércia do setor público com a população que necessita realizar a travessia do rio Camboriú.

Balsa II
A balsa atravessava e fiquei olhando para aquela imponente “obra da ponte” – ali parada e o povo que precisa atravessar não tem outra alternativa – senão a velha balsa. O irritante é que a precariedade não é somente a balsa – mas também os dois pontos de atração da embarcação. Sinceramente – para uma cidade que se propõe ser uma “Miami ou uma Dubai” bem que alguma empresa poderia doar uma balsa para o transporte ali no rio Camboriú. O desenvolvimento sustentável passa pela qualidade de vida da população. Quando o poder público não faz ….algum empresariado bem intencionado faz.- Bom quem sabe este site com seus 80 mil leitores/internautas acabe sensibilizando algum empresário a doar uma balsa nova…quem sabe.

Adilson na Tedesco nota 2 (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1)

Tedesco
Depois de fazer de retornar para BC e sair da Vila com a travessia pela rudimentar balsa fomos para o Salão Náutico da Tedesco. Sinceramente – parece que o espirito de brasileirismo tomou conta de mim – fiquei com mal estar vendo aqueles centenas de yates ali – enquanto metros dali os moradores faziam a travessia por uma rudimentar balsa. Enquanto caminhava pelo área molhada da exposição cheguei a avaliar ” bah! bem que os organizadores deste evento poderiam proporcionar algum tipo embarcação nova durante a realização deste mega evento…..basta ver que uma de nossas imagens causa no “belo cenário náutico”.

Gustavo Bauer (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1)

Gustavo
Os organizadores do Festival Náutico Tedesco esperam repetir o faturamento do ano passado – estimado em 45 milhões em vendas. Apesar das fortes chuvas – 11 mil pessoas já passaram pelo principal festival náutico de Santa Catarins. O diretor comercial do Grupo Tedesco Gustavo Bauer,- adiantou que a crise econômica não afetou o setor. Ali exposta estava embarcações de primeira linha como Azimut Benetti, Itajaí e a Schauffert Yachts, Florianópolis.

Baschiroto 1 (1) (1) (1) (1)

Competividade
O mercado imobiliário de Balneário Camboriú é muito competitivo. Enquanto da balsa se vê ao fundo o primeiro empreendimento com marina na América em construção pela Mendes Sibara – O Marina Tower com seus 33 andares. Algumas dezenas de metros a abaixo – ao lado ou anexo a Marina Tedesco está sendo construído um complexo de tirar o folego de qualquer um – são 74 andares, marina, duas torres, cinco elevadores por torre, hall de entrada privativo em cada apartamento quatro suítes, sendo uma máster com hidro e dois helipontos. – Trata-se do Yachthouse by Pininfarina. Um empreendimento da Pasqualotto. Empresa presidida pelo empresário Lindomar Pasqualotto. Uma empresa de construção civil que surgiu em 2002 e já vem se destacando no mercado de em BC. A empresa inova com o lançamento da revista Living Santa Catarina com 92 páginas – uma edição com 10 mil exemplares.

Ciclismo (1) (1) (1) (1) (1)

Atlântica
Avenida Atlântica sem carro estacionado ficou fantástica e mais tranquila para a galera que gosta de praticar caminhada, ciclismo, skatista ou simplesmente passear. Mas por outro lado – o perigo para quem vai descer do bondidinho – pode ser troncado com algum desportista. O desembarque se dá praticamente na pista de ciclismo e cia……

Bondidinho

Falando em Bondidinho – pagar uma passagem de 8,50 até pode ser interessante pelo roteiro – mas mão dá para pagar este valor e fazer o transporte em pé. Na segunda feira, dezenas de passageiros de pé a um custo de R$ 8,50. Cobrar este valor daria para proporcionar um transporte mais tranquilo sem a tradicional super lotação. Afinal turista quer conforto…entretanto não foi que vimos.

Sorriso
Balneário Camboriú é a cidade do “Sorriso” caminhamos por BC e só vimos sorrisos estampados nos rostos. Pode se dizer também que a cidade é do “glamour” – tudo isto tem um ponto de realidade nesta cidade que cresce impulsionado pela beleza de sua praia. No final da tarde, os restaurantes da Avenida Atlântica é um verdadeiro encontro da galera e enquanto isto ao lado os aposentados jogando xadrez ou bolão. Isto é Balneário Camboriú – a cidade administrado pelo prefeito Edson Periquito.

Pit- Stop

Volvo
Barcos que participaram da 12º Volvo Ocean Race vão estar no maior salão náutico do mundo- o Gênova Boat Show que acontece em Genova na Itália.

Iker

O Skipper do barco espanhol MAPFRE, Iker Martinez – esteve no Rio de Janeiro – participando do “Aquece Brasil”. Iker é um desportista polivalente – ele vai estar novamente no Rio em 2016 participando das Olimpíadas competindo na classe 49er.

Izabel
A navegadora Izabel Pimentel está a todo vapor na reforma de seu barco Don, a brasileira está na França, na cidade de Vigo – onde se prepara para uma desenvolver mais um ousado projeto. Enquanto se prepara para a nova aventura pelos mares – Pimentel está traduzindo seu livro……. para o francês.

Nicolas
Isabella Nicolas, está fazendo sucesso com sua nova produção o livro e filme “Mar me Quer”. Nicolas é a produtora do histórico documentário que relata a saga do primeiro barco brasileiro a ingressar em um a Volvo Ocean Race- o Brasil 1

Rodrigo
O jornalista Rodrigo Moreira Rato – correspondente na Europa do Regatanews.Está na Polônia – cobrindo o Mundial de Optimist. Um material especial ele já está produzindo para sua coluna na próxima semana aqui no único site náutico de Santa Catarina.

Snipe
O Campeonato Sul Brasileiro de Snipe realizado na Ilha de Santa Catarina/Floripa pelo Iate Clube de Santa Catarina foi vencido pela dupla do Iate Clube de Santos, Rafael Gagliotti e Henrique Wisniewski, conquistou o título do evento após uma disputa acirrada com os atletas do Iate Clube de Santa Catarina, Felipe Linhares e Eduardo Beirão.