Conectividade nos caminhões Volvo é aliada para melhorar gestão de frota e aumentar produtividade

0
98

“São inúmeros os sistemas que equipam os caminhões”, complementa Luiz de Jesus, planejador de produto do Grupo Volvo Latin America,
Edição – Adilson Pacheco
Fonte: volvogroup.com
Post – 26/08/-10:40

A conectividade presente nos caminhões Volvo contribui cada vez mais para melhorar a gestão das frotas e aumentar a produtividade da operação de transporte. “Num setor cada vez mais competitivo e com fretes cada vez mais achatados, é imprescindível usar toda a tecnologia possível para tornar a operação mais eficaz e com custos menores”, declara Nilton Roeder, diretor de estratégia, desenvolvimento de negócios e suporte a vendas de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

A linha de produtos da Volvo tem amplas possibilidades para melhorar a operação de transporte, desde sistemas de gestão de frota e da manutenção dos caminhões, passando por dispositivos para aumentar a produtividade até o entretenimento do motorista nas horas de descanso. “Estamos colocando agora nos caminhões o que todo setor de transporte usará no futuro”, diz o diretor.

“São inúmeros os sistemas que equipam os caminhões”, complementa Luiz de Jesus, planejador de produto do Grupo Volvo Latin America, citando a plataforma eletrônica do caminhão, mais inteligente e que proporciona um melhor nível de interatividade homem-máquina. A linha F, por exemplo, traz o I-See, um espetacular sistema que lê a topografia da estrada e a memoriza. “Numa viagem futura pela mesma rodovia, o dispositivo utiliza esses dados para, automaticamente, tornar mais eficiente a troca de marchas e o uso do freio motor, contribuindo para melhora do desempenho do caminhão e economia de combustível”, explica Jesus.

Já o Dynafleet é o sistema de gerenciamento de frotas. É considerado um grande aliado do transportador e do motorista na busca por um estilo de direção mais econômico. Com esse avançado sistema da Volvo, é possível gerar tanto relatórios de desempenho como o perfil de condução e consumo de combustível de cada motorista individualmente. “Este recurso facilita e agiliza o acompanhamento individual do consumo de combustível e de emissões de poluentes. É possível, por exemplo, ranquear o desempenho dos motoristas, para balizar correções e treinamentos futuros”, destaca Roeder.

Informação à distância

“Temos atualmente uma variedade de dispositivos que contribuem para tornar o veículo, o motorista e o transportador cada vez mais conectados. O caminhão Volvo sai da linha de produção já pronto para interagir com o My Truck, um aplicativo para smartphones que reproduz no aparelho muitas das funções exibidas no painel de instrumentos do veículo. O motorista e o transportador podem, mesmo longe do caminhão, ter acesso a uma série de informações vitais sobre o status do veículo. Eles podem verificar no celular os níveis do combustível, do óleo, do líquido de arrefecimento e do Arla 32. “A operação de transporte não pode prescindir de tecnologias que ofereçam informações rápidas e à distância. Isto é um elemento fundamental para que o transportador possa tomar decisões acertadas e aumentar a produtividade de sua frota”, diz Roeder.

Outro dispositivo da Volvo é o alarme de fábrica conectado ao My Truck. O usuário recebe uma mensagem no smartphone caso o alarme dispare, ou se a cabine for violada. Pode, ainda, checar se o alarme está desarmado. O caminhão da marca traz também como opcionais de conectividade um navegador GPS integrado ao sistema Volvo Multimídia. A linha atual também vem preparada para interagir com ferramentas de gestão da manutenção e diagnóstico remoto a serem lançadas em breve pela Volvo.