Socióloga Adriane Nopes lança livro Memórias da Tradição: Praia dos Ingleses – Ilha de Santa Catarina

0
191

Ingleses  (1) (1) (1)

Lançado na última segunda-feira (24) o livro Memórias da Tradição: Praia dos Ingleses – Ilha de Santa Catarina

Edição – Adilson Pacheco
Fonte – Carolina Spricigo/
PalavraCom
Post: 24/08-19:59

Lançado na última segunda-feira (24) o livro Memórias da Tradição: Praia dos Ingleses – Ilha de Santa Catarina (PalavraCom Editora), da socióloga Adriane Nopes, faz um minucioso estudo sobre os efeitos do turismo de massa, a hibridação cultural e o crescimento desordenado da comunidade do norte de Florianópolis.

A pesquisa levou seis anos e envolveu os moradores mais antigos do bairro. “Com a vinda dos turistas atraídos pelas belezas naturais da Ilha, sucederam fortes impactos sociais e culturais. Nesta obra retrato as mudanças no cotidiano daqueles que viviam da pesca artesanal e da agricultura de subsistência e que viram a chegada da energia elétrica, do asfalto, do comércio e dos milhares de habitantes”, explica Adriane.

Na opinião de Zuleica Lenzi, socióloga e ex-professora da UFSC, além de ser marcante para a academia, a obra traz ao conhecimento de todos esta parte tão significativa da cultura de Santa Catarina. “O livro retrata a memória daqueles que sofreram – e ainda sofrem – as consequências desta urbanização avassaladora”, considera.

Responsável pelo prefácio, a professora Dra. Elizabeth Farias da Silva (UFSC), diz estar orgulhosa da publicação da orientanda. “Adriane teve o dom de resgatar as lembranças dos moradores do bairro Ingleses e de mostrar para nós a memória de algo que não existe mais. Este material se transformou em referencial para as nossas reflexões”, elogia.

Um segundo evento de lançamento está marcado para o próximo sábado (29), às 18h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Ingleses.

Ficha Técnica

Memórias da Tradição: Praia dos Ingleses – Ilha de Santa Catarina

Adriane Nopes

PalavraCom Editora

254 páginas

Patrocínio Lei Municipal de Incentivo à Cultura/ Prefeitura Municipal de Florianópolis

Apoio Cultural Costão do Santinho Resort