Colunista de Portugal: Rodrigo Moreira Rato – MAPFRE Copa del Rey 2015

0
237

Rodrigo colunista Portugal

MAPFRE Copa del Rey 2015
Colunista de Portugal: Rodrigo Moreira Rato
Post: 21/08-08:52

Decorreu em Palma de Maiorca mais uma edição de uma das mais prestigiadas regatas do Verão europeu, este ano estiveram presentes mais de 300 embarcações repartidas pelas classes ORC 0, ORC 1, IRC 1, IRC 2, J80, Soto 40 e TP52, e como é hábito contou com a presença de SM D. Filipe IV a bordo do Aifos.

Rodrigo iu (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1)
A grande surpresa surgiu da classe TP52 como “desaparecimento” do Phoenix, pelo que se soube o armador terá problemas legais no Brasil e está impossibilitado de sair do país, ao que sabemos o barco já terá sido mesmo vendido a um armador norte-americano, apesar de na tripulação não ter o número de velejadores brasileiros que seria de esperar, não deixa de ser uma grande perca para a vela brasileira, pois a classe TP52 é uma das mais competitivas que há, e uma grande montra para velejadores brasileiros que tanta falta fazem nas regatas que se disputam na europa.

Sobre a Copa del Rey em geral, dá para perceber que há o início de alguma retoma na europa e estão a surgir alguns novos projectos muito interessantes. De realçar mais uma vitória para o armador Pedro Campos, o recordista de vitórias na Copa, tendo na sua tripulação alguns elementos do Desafio MAPFRE, entre eles Javi Hernandez, e também a luta titânica até à última regata nos TP52, tendo o Quantum feito uma regata perfeita na última disputada, e vencendo a Copa.

Também nesta edição decorreu a última participação do barco português Bigamist, após o recente falecimento do armador Pedro Mendonça, o mais ambicioso projecto de vela em portugal despediu-se da competição com uma sentida homenagem no Real Clube Náutico de Palma.