Blumenau – Assaduras e alergias tiram o sono de pais e crianças

0
164

h

Assaduras e alergias tiram o sono de pais e crianças.Manter a higiene e usar produtos hipoarlergênicos faz parte da prevenção

Edição – Adilson Pacheco
Fonte -Patrícia Wippel
Oficina das Palavras
Post – 17/08-19:52

Blumenau – De acordo com Associação Brasileira de Alergias e Imunologia (ASBAI) pais alérgicos têm grande chance de terem filhos alérgicos. Se ambos são, a chance é de 80%. As manifestações se iniciam na infância em função da exposição e contato com substâncias que provoquem reações alérgicas seja na pele ou doenças respiratórias. O uso de produtos que oferecem o menor risco de reações alérgicas faz parte dos cuidados que os pais devem ter. Os chamados hipoalergênicos são formulados para minimizar o possível surgimento de alergias. “É considerado com baixa probabilidade de provocar reações alérgicas, pois foi desenvolvido e testado especialmente com essa finalidade, ideal para peles sensíveis”, explica a química responsável pelo Grupo FW, empresa especializada na fabricação de lenços e toalhas umedecidas, Dagmar Zimermann.
Já as assaduras estão relacionadas à irritação que a urina pode causar na pele numa área onde há abafamento, calor e dobras. Evitar que a criança permaneça molhada por muito tempo e usar fraldas que ajudam a absorver e controlar a quantidade de urina são alternativas para reduzir os riscos. Secar muito bem a pele da criança e usar produtos adequados completa a prevenção.
A pele dos bebês é muito sensível e os produtos usados com grande frequência devem ter passado por testes de segurança realizados por centros de pesquisas clínicas especializados contratados pelas empresas que os desenvolvem. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) faz apenas a análise documental dos produtos já prontos para o registro. “Para o produto poder ser comercializado, é obrigatório o teste chamado Irritabilidade Dérmica Primário e existem outros testes adicionais que podem ser realizados para garantir cada vez mais segurança, como é o caso do hipoalergênico”, informa a química. Esse cuidado extra é adotado em toda a linha de lenços e toalhinhas umedecidas FeelClean e Piquitucho, especializadas para bebês, desenvolvidas pelo Grupo FW. Cabe aos pais ficarem atentos ao tipo de produto que estão utilizando nas crianças e no caso de perceberem qualquer alteração como, por exemplo, pele avermelhada, bolinhas ou feridinhas, procurar imediatamente um especialista.