Rio Grande do Sul – Samuel Albrecht e Isabel Swan sábado no Aquece Rio Evento Teste da Vela Olímpica

0
115

vrt u

No próximo dia 15 de agosto (sábado) tem início as competições do Aquece Rio Evento Teste da Vela Olímpica.

Edição – Adilson Pacheco
Fonte – >Ane Meira Mancio/CVDS
>http://www.aquecerio.com/
Post – 13/08-20:35

No próximo dia 15 de agosto (sábado) tem início as competições do Aquece Rio Evento Teste da Vela Olímpica. Após fazerem a estreia da dupla na Semana de Vela Internacional do Rio de Janeiro, Samuel Albrecht e Isabel Swan participam deste grande evento a cerca de um ano das Olimpíadas do Rio em 2016 que contará com 339 atletas de 52 países.

A equipe do Veleiros do Sul aproveita a companhia das duplas olímpicas que estão no Rio de Janeiro para treinar em flotilha, sob a supervisão da técnica Martha Rocha da Marinha do Brasil e da Confederação Brasileira de Vela.

“Estamos bem preparados dentro da nossa realidade, do tempo de velejo que a gente tem. A gente espera fazer boas regatas, se divertir e seguir se preparando para os nossos objetivos em dezembro, que é a Copa Brasil e buscar a vaga na equipe definitiva. O Evento Teste é mais um passo que a gente pode dar nesse sentido porque a gente segue treinando e competindo, melhorando o nosso entrosamento. Vamos procurar dar o nosso máximo, lutar com unhas e dentes pelo nosso objetivo, que é estar na Olimpíada. Vai ser uma competição de alto nível, uma simulação dos Jogos mesmo e os melhores da classe vão estar aqui”, disse o timoneiro Samuca.

Para a classe Nacra 17, as regatas do evento teste começam no dia 16 e vão até o dia 20/08, estando prevista três regatas por dia. A dupla conta com apoio da Confederação Brasileira de Vela e do Comitê Olímpico Brasileiro.

Saiba mais do Aquece Rio
Aquece Rio é o programa de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No total são 45 disputas esportivas, que acontecem majoritariamente nas mesmas instalações dos Jogos, com o objetivo de testar todas as operações que envolvem as competições.

Os eventos-teste acontecem em quatro regiões de competição – Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã. A Regata Internacional de Vela, disputada na Baía de Guanabara em agosto de 2014, foi o primeiro deles, e o último está marcado para maio de 2016, três meses antes dos Jogos.

Todos os eventos-teste envolvem o Comitê Rio 2016, que terá a oportunidade de testar as operações específicas nas 15 competições organizadas pelas federações internacionais ou nacionais do esporte, onde o foco estará concentrado na área de competição, incluído os sistemas de resultado dos Jogos. No total, serão 25 eventos organizados integralmente pelo Comitê Rio 2016, onde diversos outros aspectos também serão testados de maneira alternada, como segurança, limpeza, transporte etc. Além disso, mais cinco eventos esportivos sob comando compartilhado entre as federações internacionais e o Comitê Rio 2016 pretendem simular situações reais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Os eventos-teste são também uma chance para os atletas conhecerem e se familiarizarem com os locais de competição e, em alguns casos, uma oportunidade para o público participar e se engajar com o evento. Ao todo, os eventos-teste reunirão cerca de 7 mil atletas – muitos dos quais virão pela primeira vez à cidade – e 12 mil voluntários.

O programa conta com três ondas de competição. A primeira, que tem como foco os esportes disputados ao ar livre – como remo, hipismo e triatlo – acontece de julho a outubro de 2015, com o objetivo de oferecer aos atletas as mesmas condições climáticas que serão encontradas nos Jogos. De novembro de 2015 a janeiro de 2016, será a vez dos esportes indoor. A terceira e última etapa de competições acontece entre os meses de março e maio de 2016, já no ritmo dos Jogos.