Itajaí – Transat Jacques Vabre 2015- Agora é a vez dos franceses: Faltam 54 dias para a largada em Havre

0
174

Faltam 54 dias (1) (1) (1) (1) (1)

Itajaí agora é a vez dos franceses – Faltam 54 dias para a largada em Havre, Espanha e 63 dias para grande chegada na Vila da Regata, – em Itajaí. Depois da regata Volvo Ocean Race agora é a vez de Itajaí receber pela segunda vez a regata francesa Transat Jacques Vabre. Nesta segunda edição Itapema estará dentro das ações da maior regata da França. A Vila da Regata estará aberta com atrações gratuitas de 03 a 15 de novembro
Edição: Adilson Pacheco
Post:10/08-09:33

Itajaí: o polo náutico do Brasil se prepara para mais uma regata internacional. A segunda grande competição náutica do ano já tem data marcada para atracar em Itajaí. A Transat Jacques Vabre, maior competição à vela de travessia do Atlântico, estará de volta à cidade entre os dias 03 e 15 de novembro. A regata francesa, que já havia escolhido Itajaí como o porto de chegada em 2013, pela primeira vez permitirá a participação de veleiros ainda maiores na competição. Na semana passada, a direção francesa esteve na cidade para tratar dos preparativos do evento que acontece daqui a exatos sete meses.
Nesta edição, em comparativo a à edição de 2013, as mudanças começam no tamanho dos barcos. Quem se admirou com os velozes veleiros da classe MOD70 (com 70 pés) na edição passada, terá ainda mais motivos para visitar a Vila da Regata neste ano. Por uma mudança no regulamento, a categoria foi substituída pela “Ultime”, que permite a participação de veleiros com mais de 100 pés. Além da classe Ultime (a maior delas), a edição de 2015 está com inscrições abertas para veleiros mono e multicascos das classes 40, Multi50 e IMOCA, com dimensões que variam entre 12,18 e 32 metros.
Segunda Novidade
A segunda novidade desta edição é que o público poderá acompanhar a movimentação dos barcos vista da costa no percurso entre Itajaí e Itapema. Após a chegada dos veleiros, eles participarão de uma regata in-port – que tem curto percurso e é realizada bem próxima à costa. A exemplo do que aconteceu durante a Volvo Ocean Race, a regata in-port é uma performance à parte na competição e uma oportunidade do público acompanhar de perto a movimentação dos barcos com as velas içadas.
Le Havre
A largada está programada para acontecer na cidade de Le Havre, na França, no dia 25 de outubro e a previsão é de que os primeiros barcos apontem no litoral catarinense apenas 10 dias depois da partida. Ao longo do percurso, os cerca de 50 barcos competidores – cada um com apenas dois tripulantes, como manda o regulamento – navegarão mais de 5.400 milhas náuticas (ou quase 10 mil quilômetros), sem fazer escalas até cruzarem a linha de chegada nas águas de Itajaí.

Itapema
Diretores da Transat Jacques Vabre se reuniram com os prefeitos de Itajaí, Jandir Bellini, e de Itapema, Rodrigo Costa, para dar início oficialmente aos preparativos das cidades na recepção da competição pela segunda vez consecutiva. Parte da estrutura preparada para a Itajaí Stopover, que passou por Itajaí em abril, será usada para a TJV.