Complexo Portuário do Itajaí é o segundo em Desempenho Ambiental

0
113

Ambiental  (1) (1) (1)

Antaq avalia índice de Desempenho Ambiental dos portos

Edição-Adilson Pacheco
Fonte -Guia Marítimo
Post – 8/8-20:09
Antaq avalia índice de Desempenho Ambiental dos portos
A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) divulgou, pela primeira vez, os resultados do IDA (Índice de Desempenho Ambiental Portuário). Com o objetivo de medir o estágio da gestão ambiental em instalações portuárias, o IDA também acaba por estimular uma maior utilização do modal aquaviário. “O índice serve como um indicador, garantindo mais segurança ao setor e, também, atraindo empresas que buscam vincular suas marcas a portos com excelência ambiental”, afirmou Marcos Porto, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Antaq.

Apresentado em Brasília, o estudo apontou alguns índices de excelência similares a países desenvolvidos como Estados Unidos, Bélgica, Holanda e China. “A tendência é que o uso contínuo dessa ferramenta de avaliação pela administração portuária promova um ajuste de suas atividades de forma sustentável”, projetou o gerente da Antaq. Segundo ele, o IDA também serve de base de pesquisa para técnicos dos órgãos de controle de Estado, como órgãos ambientais e outros de regulação e fiscalização da atividade portuária.
De acordo com o estudo, referente ao segundo semestre de 2014, o primeiro lugar em qualidade de gestão ambiental ficou para o Porto de São Sebastião (SP), que alcançou uma nota geral de 95,73%. Em seguida, está o Porto de Itajaí (SC), com 92,81%; Itaquí (MA), com 82,26%; e Paranaguá (PR), com 81,07%.
Fonte: Guia Marítimo