Municípios do litoral recebem visita de representantes do GT Náutico SC

0
142

Visita (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (2) (1) (1)“Nossa intenção é que cada vez mais os representantes de municípios com balneários, rios e praias possam ter a percepção de que vale a pena fomentar o crescimento náutico e voltar-se para o mar”, avaliou o presidente Leandro ‘Mané’ Ferrari.
Edição – Adilson Pacheco
Fonte – Acatmar
Post -05/08-2350
Por meio do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, presidido e coordenado pela Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil) foi realizada uma reunião itinerante nos municípios de Itajaí, Porto Belo e Tijucas nesta quarta-feira, 5 de agosto. O intuito foi proporcionar aos membros do GT a oportunidade de conhecer os modelos de implementação, ampliação e gestão de estruturas de apoio náutico.
A Acatmar tem trabalhado para incentivar os municípios para investimentos no setor náutico em diversos segmentos, como cruzeiros, mergulho, pesca e esportes náuticos, entre outros. A entidade também defende que sejam executados projetos que contemplem marinas e trapiches e opções de lazer no entorno desses locais, como restaurantes na orla com estruturas para receber embarcações, espaços para exposições e atividades esportivas, assim como qualquer tipo de estrutura que contemple o uso do mar. É por isso que surgiu a ideia de levar os membros do GT Náutico que hoje contempla 22 municípios de SC para conhecerem de perto alguns modelos que estão sendo desenvolvidos no litoral de Santa Catarina. “Nossa intenção é que cada vez mais os representantes de municípios com balneários, rios e praias possam ter a percepção de que vale a pena fomentar o crescimento náutico e voltar-se para o mar”, avaliou o presidente Leandro ‘Mané’ Ferrari.
Itajaí
Em Itajaí o grupo visitou as obras da Marina Itajaí que está sendo construída por meio de uma Parceria Público-Privada. A previsão é que a primeira fase da obra seja concluída em novembro, com vagas para 300 embarcações. Até 2019, a meta é concluir todo o projeto do complexo náutico, com até 900 vagas. A cidade de Itajaí é conhecida por sediar paradas das regatas internacionais Volvo Ocean Race e Jacques Vabre.
Porto Belo
Na sequência, os membros do Grupo de Trabalho visitaram o município de Porto Belo, que também está investindo no desenvolvimento do setor náutico. Na cidade já existe um Porto Turístico e atualmente está em andamento o processo de implementação de uma marina. No local, o prefeito Evaldo Guerreiro apresentou o projeto vencedor da PMI (Proposta de Manifestação de Interesse) para a construção da estrutura. Ainda conforme a prefeitura, a marina terá trapiches flutuantes, gerando o menor impacto possível ao meio ambiente. “Investindo nessas estruturas náuticas, estamos trabalhando para o bem-estar dos nossos cidadãos e a consequência disso é o desenvolvimento turístico”, afirmou o prefeito Evaldo Guerreiro.
Tijucas
Para completar a reunião itinerante, o município visitado foi Tijucas. A cidade criou um plano de redução de impostos para atrair empresas do setor náutico e o Plano Diretor Municipal estabelece áreas destinadas a investimentos náuticos na Foz do Rio Tijucas. “Estamos trabalhando para construir a Cidade do Mar no entorno do nosso rio”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Jean Carlos dos Santos.