Itajaí:Associação Nipo-Brasileira de Itajaí realiza a Festa do Sukiyaki.

0
289

Japoneses678O Brasil e o Japão possuem 47 cidades coirmãs. Dentre elas, estão Itajaí e Sodegaura. Prova desta parceria, é o Torii (portal japonês) construído na Avenida Beira Rio, na década de 80, no local batizado de “Caminhos de Sodegaura”. A imigração japonesa chegou à cidade na década de 70, com cerca de 10 famílias que formaram a Colônia Agrícola Japonesa. Hoje, os descendentes tentam preservar a tradição trazida pelos imigrantes, dentre elas a culinária. Por isso, há 16 anos, no mês de agosto, a ANBI – Associação Nipo-Brasileira de Itajaí realiza a Festa do Sukiyaki.
Neste ano a festa será no dia 29 de agosto, a partir das 19h, no Clube Almirante Barroso. O Sukiyaki é um cozido tipicamente japonês que leva carnes fatiadas bem finas, verduras como acelga, couve-flor, brócolis e cenoura; folhas de sabor marcante como agrião e rúcula; alho poró, tofu e molho de soja. “As festas do Sukiyaki são uma oportunidade divertida para provar o prato a um custo menor que os dos restaurantes e conhecer comunidades locais de descendentes de japoneses”, conta o presidente da ANBI, Marcos Minoru Okada.

Wakaba Taiko

Além de boa gastronomia, o festival também terá apresentação do grupo Wakaba Taiko, de Curitiba, um dos mais conhecidos do país. O Taiko tem uma origem mitológica no folclore japonês e engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. Sua função variou durante a história, tendo funções de comunicação, ação militar, acompanhamento teatral, cerimônia religiosa e apresentações em festivais. As apresentações de taiko consistem de muitos componentes, como ritmo técnico, forma, aderência da baqueta, roupas e instrumentação. Além dos tambores, muitos grupos usam as vozes e instrumentos de corda ou de sopro como acompanhamento.
Os ingressos para a 16ª Festa do Sukiyaki custam R$ 40,00 com consumação livre. Crianças a partir de 12 anos pagam. Mais informações pelo telefone (47) 9973-8005.