“Balneário Camboriú tem um fator diferenciado no segmento imobiliário que potencializa o mercado” diz Ricardo Amorim

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“Balneário Camboriú tem um fator diferenciado no segmento imobiliário que potencializa o mercado” diz Ricardo Amorim

Especial- Patrícia Wippel –
Oficina das palavras
Post-06/07-14:32

O segundo semestre chega como um importante momento para a FG Empreendimentos. Em meio à preocupação econômica, a empresa mantém de forma sustentável a meta planejada e vê neste atual período brasileiro uma oportunidade de crescimento. Auditada pela Ernst & Young, a empresa catarinense tem em sua solidez um forte argumento que, aliado à particularidade da ascensão exponencial do mercado de luxo, contribui para o desenvolvimento previsto. Crise x oportunidade. O tema, aliás, foi o fio condutor do encontro que a construtora promoveu para convidados com o economista Ricardo Amorim. Na lista dos 100 nomes mais influentes do país, segundo a Revista Forbes, Amorim destacou seu otimismo para o futuro próximo e fez uma análise do cenário do mercado imobiliário.
Qual a relação da crise com as oportunidades?
Ricardo Amorim – Isso acontece no mundo inteiro. É em momentos de crise que o vendedor precisa se reinventar. Uma forma é oferecer condições mais atraentes. É aproveitar os momentos em que a maioria se retrai e ver a chance de se sobressair. Tem uma história de dois vendedores de sapato que foram para a China. O primeiro olhou e disse, aqui é um problema, ninguém usa calçado. Já o segundo pensou, aqui tem um milhão de pessoas que não usam sapato ainda!
O mercado de luxo apresenta particularidades neste momento?
Ricardo Amorim – Sim, ele continua em ascensão. A principal é que o mercado de luxo tradicionalmente se beneficia mais na crise pela seguinte razão: quando a coisa fica feia, será que meu dinheiro no banco não está correndo risco? Se o investidor tem a capacidade de se precaver, é adquirindo imóvel de alto padrão que ele entende ser o caminho. Isso gera oportunidade para o empresário que também percebe estes detalhes do cenário econômico.
E a questão da bolha imobiliária?
Ricardo Amorim – Eu não compro a teoria da bolha porque eu resolvi estudar ela a fundo. Se a gente pegar os últimos 115 anos no mundo, nenhuma bolha estourou com menos de 50% do PIB de crédito imobiliário. O Brasil tem atualmente 9%. Um dos fatores desta preocupação é a tendência do brasileiro em comparar os preços dos imóveis. Eu peguei 570 cidades, em 130 países, e fui ver quanto custam os imóveis e quanto é o salário após o Imposto de Renda, para ter a relação mais precisa de comparação. Se eu comparo o Brasil com o resto do mundo, não está caro comprar imóveis no país. Dos 130 países que eu pesquisei, 38 são mais caros do que o nosso. Todos eles emergentes, algumas superpotências como Cuba, Papua Nova Guiné e Síria. Como investimento em imóvel é em longo prazo, o imóvel é sim o melhor investimento neste momento.

Por que Balneário Camboriú tem esta visibilidade no mercado?

Ricardo Amorim – Balneário Camboriú tem um fator diferenciado no segmento imobiliário porque tem um alto índice de investidores de fora da cidade, o que potencializa o mercado.
Que dicas daria ao mercado imobiliário?
Ricardo Amorim – Primordialmente é preservar algo que é fundamental no momento de incerteza: o caixa. Este caixa favorável vai contribuir na manutenção da empresa ou pode dar a chance de aproveitar grandes oportunidades. São situações que surgem com a crise. Isso vale para o lado do comprador. Pelo outro lado, as pessoas misturam o que é a perspectiva de quem constrói e a perspectiva do corretor. O mercado imobiliário está em crise? Depende de como você vê. A FG continua vendendo, porque está sustentada e tem solidez. Mas há outras construtoras que estão em situação complicada porque estão em outro nicho de mercado. Dizer que o setor imobiliário está em crise como um todo é irreal. Estão em dificuldade as empresas que atuam no padrão médio brasileiro.

Primeiro semestre marcante e perspectivas de crescimento para encerrar 2015
“As demonstrações financeiras auditadas pela Ernst & Young, acompanhadas do excelente parecer sem ressalvas, evidenciam o crescimento sólido da FG Empreendimentos, consolidando o processo de governança corporativa e profissionalização do Grupo FG. Aliado a isso, renovamos a parceria vitoriosa com a atriz Sharon Stone, garota-propaganda da construtora desde 2012. Ela fez questão de manter seu nome ligado à marca devido às características de solidez, qualidade, segurança, eficiência e responsabilidade social que fazem parte do DNA e de todos os projetos da FG”, diz o diretor presidente, Jean Graciola.
O diretor comercial da FG Empreendimentos, Altevir Baron, comenta que o primeiro semestre foi de celebração. “Nós construímos uma excelente oferta para que o nosso cliente tivesse um excelente negócio. Os primeiros seis meses foram fantásticos e, os próximos, iremos fazer tão bons quanto os primeiros”. O executivo reforça que o investidor quer preservar seu capital, quer encontrar uma relação de atratividade no mercado imobiliário e a FG está pronta para discutir ideias, ouvir propostas e customizar relação pessoal para cada cliente.
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