SC Acelerando a Economia – Edição Portos – Busca de desenvolvimento para os portos de Santa Catarina

0
161

porto 348

porto 348

O governador Raimundo Colombo deverá anunciar medidas para impulsionar o setor em Santa Catarina.

Edição- Adilson Pacheco
Fonte – SecoSC
Post – 04/05/2015
Florianópolis sedia o “SC Acelerando a Economia – Edição Portos” o encontro iniciou às 14h desta terça-feira. A Secretaria de Estado da Comunicação faz a transmissão ao vivo do evento, que conta com a participação dos ministros da Secretaria dos Portos, Edinho Araújo, e da Agricultura, Kátia Abreu.

O governador Raimundo Colombo deverá anunciar medidas para impulsionar o setor em Santa Catarina. O encontro também reúne dirigentes da Fiesc e do BRDE, investidores e representantes dos seis principais portos catarinenses para conhecer potenciais a serem explorados e planejar futuros negócios.

De acordo com o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, o Governo do Estado deverá anunciar medidas de curto e médio prazos para destravar gargalos no setor. “Também estão previstas assinaturas de protocolos com grandes empresas que passarão a operar pelos portos catarinenses”, antecipa.

No evento, os seis principais portos catarinenses – Laguna, Imbituba, Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Itapoá – irão apresentar o que cada um tem de melhor a oferecer nos quesitos infraestrutura e logística. A programação é resultado de uma agenda positiva que vem sendo construída com o apoio das equipes da Fazenda, do Planejamento, da Infraestrutura, do Desenvolvimento Econômico, da Fatma e da Casa Civil.

Representantes de algumas destas pastas estiveram em Brasília no dia 22 de julho com o ministro Edinho Araújo discutindo alternativas para impulsionar as atividades portuárias catarinenses. Na ocasião o ministro elogiou a iniciativa do Governo do Estado: “Santa Catarina é vista pelos outros Estados como exemplo de eficiência e de articulação do Governo do Estado com os portos”, disse. Um dos resultados da reunião, agendada a pedido do governador Raimundo Colombo, é a participação do ministro no evento, como forma de apoio do Planalto para impulsionar as atividades do setor portuário em Santa Catarina.

Segundo maior pólo portuário em total de cargas transportadas por contêineres do Brasil, Santa Catarina movimentou US$ 21 bilhões (FOB) em 2014, somando importações e exportações. Mais de 18 milhões de toneladas passaram pela infraestrutura portuária catarinense em 2014, o que corresponde a 18,60% do total de contêineres movimentados em todo o Brasil. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.