Paolo Vitelli:Uma história de sucesso iniciada em 1969

0
134

mkt 7 (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1)

De 1969 até hoje:
a história da Azimut
Origens
O nascimento da Azimut Yachts remonta a 1969, quando o jovem estudante universitário Paolo Vitelli fundou a Azimut Srl, com a qual deu início a uma atividade de aluguel de veleiros.

O primeiro passo para o sucesso
Em 1970 algumas prestigiosas marcas do setor náutico confiaram a distribuição de suas embarcações no território italiano a esta jovem empresa.
Em resumo, a Azimut ampliou seu campo de ação: incluindo não apenas a distribuição, mas também, e acima de tudo, o design de novos iates. Na fusão com a Amerglass, nasce o AZ 43′ Bali, barco em fibra de vidro produzido em série: o sucesso é imediato.
Começa um plano de extensão descendente da gama – com o lançamento em 1977 do AZ 32′ Targa, da “Ford T” náutica – e ascendente (estreia memorável em 1982 do Azimut 105′ Failaka, o maior iate da época produzido em série em fibra de vidro).

A aquisição da Benetti e o início da produção própria
Em 1985 a Azimut adquiriu o histórico estaleiro Benetti: em sua sede de Viareggio, onde construíram embarcações até o ano de 1873, nasceu o conceito de megaiate.
Agora a Azimut pode construir suas próprias embarcações, definindo novos padrões estilísticos e industriais que revolucionaram o setor náutico: as grandes janelas sem molduras, os assentos elétricos, a utilização de rádica.

As novas fábricas e a supremacia
A partir do fim dos anos noventa, com a aquisição dos novos estaleiros em Fano, a reestruturação dos estaleiros navais Benetti di Viareggio e a construção de uma nova fábrica em Avigliana, na província de Torino, a Azimut assegurou uma posição de incontestável liderança na produção de iates e megaiates.
A liderança é confirmada nas estações seguintes, graças aos numerosos sucessos comerciais e a uma política de investimentos que reforça ano após ano a capacidade tecnológica e produtiva da empresa, que hoje também conta com fábrica no Brasil.