Desenvolvimento econômico e turístico marcam 51 anos de Balneário Camboriú

0
199

51 ano (1) (1) (1)

“Os 51 anos de Balneário Camboriú serão uma ótima oportunidade para se comemorar, pois uma cidade tão maravilhosa para o descanso, mostra sua força através de pessoas de bem, do nosso povo, de uma comunidade que não para de trabalhar e que busca sempre por uma vida melhor. Com esse potencial, essas pessoas de bem acabam auxiliando nossa cidade a ser uma das melhores do país para se viver”, analisa o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, Piriquito.

Edição – Adilson Pacheco
Fonte – SecomPMBC
Post-20/07-06:27

Uma segunda feira festiva. Dia 20: Balneário Camboriú 51 anos. Mesmo com a desaceleração da economia em muitas cidades turísticas do Brasil e até no exterior, Balneário Camboriú continua entre os principais destinos na preferência do turista que “desbrava” o Brasil nos seus momentos de férias a lazer e entretenimento. Isso acontece até mesmo nos meses de baixas temperaturas, pela grande quantidade de atrações, produtos e serviços oferecidos aos visitantes e moradores, durante todos os dias do ano. É assim que a cidade irá comemorar no próximo dia 20, os seus 51 anos de fundação político-administrativa, sendo um dos municípios responsáveis em Santa Catarina, por promover ao estado um Produto Interno Bruto (PIB) em turismo na casa dos 12,5%, mais de 4% acima da média nacional.
SETOR DE SERVIÇOS
Um dos setores responsáveis é o setor de serviços, que vem oferecendo mais de 15 mil postos de trabalho anualmente, e no comércio, mais de 6,7 mil empregos formalizados. Na própria construção civil, o número de vagas alcançou quase 7 mil postos de trabalho formais, sendo que nos hotéis, pousadas e afins, uma das maiores forças econômicas e turísticas do município, foram mais de 6 mil vagas de trabalho em aproximadamente 130 meios de hospedagens. A cidade conta com mais de 5 mil pontos comerciais, fazendo com que o município movimente a economia dia e noite, de janeiro a dezembro.
Pela pesquisa realizada no setor de Planejamento e Pesquisa da Secretaria de Turismo (Sectur) do município, em 2014 podem ter se hospedado ou passado por aqui, aproximadamente 3,7 milhões de turistas, a metade desse montante apenas entre os meses de dezembro a março, quando o forte do turismo é a praia, o sol e o calor. “Por isso, é necessário que os setores envolvidos com o turismo estejam equipados com ferramentas e mão de obra especializada, para atender cada vez melhor, e isso vem modificando a realidade de emprego e renda de nossa população”, qualifica o secretário do Turismo Ademar Schneider.

MOTIVAÇÃO
Já que é imensa a oferta de produtos e serviços, a Sectur tem se preocupado com a qualificação dos setores ligados diretamente ao turismo. “A diversidade de prestadores de serviço para o setor de turismo é imensa e bem diversificada, com equipamentos que dão suporte à grande vocação da cidade, por isso, todos devemos trabalhar coletivamente para que Balneário Camboriú se desenvolva cada vez mais e melhor, dando tudo de si para o ramo que traz muita riqueza à cidade”, complementa Schneider.
Enquanto a comunidade se motiva em atender bem o turista, os empreendedores agregam valor ao turismo local oferecendo equipamentos turísticos de qualidade. Entre os empreendimentos de destaque nacional estão o Parque Unipraias, que anualmente recebe mais de meio milhão de visitantes; o complexo Cristo Luz, que contabilizou mais de 130 mil visitas num mesmo ano; o zoológico do Parque Cyro Gevaerd; as casas noturnas que estão entre as melhores do país; os atrativos do setor náutico como as escunas de passeio, lanchas e jets skis; os esportes radicais que podem ser feitos tanto no Morro do Careca, quanto no complexo Speedway e em vários locais a céu aberto ou até indoor; além do Parque Beto Carrero World, que apesar de estar a 32 quilômetros da cidade, é um dos grandes responsáveis pela ocupação hoteleira também fora da temporada de verão.
INICIATIVA PÚBLICA
Balneário ainda desenvolve-se pelos atrativos criados pela iniciativa pública. A Prefeitura, por meio de suas secretarias e fundações, oferece uma centena de opções durante o ano, com eventos que vão desde o grande Réveillon Show, ao qual mais de um milhão de espectadores vêm à cidade para ver o maior espetáculo de fogos da virada do Sul do País, ao Carnaval de Balneário Camboriú, onde shows nacionais atraem um público superior a meio milhão de visitantes e moradores; além do Brilhos de Natal, o Coelhinho na Praia e o BC Criança, que juntos formam os grandes atrativos das famílias, entre outros inúmeros acontecimentos, que destacam Balneário Camboriú no cenário turístico nacional e internacional.
Como não bastasse tanto destaque, a cidade está qualificada pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, como a 4ª cidade brasileira em Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM – de acordo com índices pautados na educação, demografia, saúde, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade social, entre outros 180 itens, em pesquisas realizadas pelos Censos de 1991, 2000 e 2010. Em relação aos investimentos municipais em educação, um dos itens que pesa no apontamento desse índice, é possível afirmar que os professores do município são capacitados para realizar uma educação de qualidade.
SEGURANÇA
Nada disso valeria tanto, não fosse o incremento gerado pela Administração Pública no quesito segurança. Com a criação da Guarda Municipal Armada há quase quatro anos, investimentos em equipamentos de segurança como câmeras ao vivo que hoje são compartilhadas com a Polícia Militar, ampliação da malha cicloviária, implantação das faixas se segurança elevadas e centenas de outros itens, Balneário Camboriú se tornou modelo para muitas cidades e capitais do Brasil.

Em relação às avaliações nacionais por institutos de pesquisa, podemos afirmar que segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) em 2012, por meio do estudo sobre a realidade socioeconômica dos 5.564 municípios brasileiros, Balneário Camboriú ocupa posição privilegiada no ranking das melhores cidades do país. Está entre as 10 cidades que mais se desenvolveram em Santa Catarina. Já segundo um dos maiores portais de busca para viagens de turismo, a cidade ocupa a 20ª colocação na preferência dos viajantes a lazer e entretenimento dentro do Brasil.
ECONOMIA
E tudo isso ainda pode melhorar, pois o turismo e economia vão ganhar em breve, grande incremento com a construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. O complexo deverá ter mais de 32 mil metros quadrados de área e mobilizar empresários, empresas de eventos, receptivos, guias de turismo, entre uma variedade de benefícios que trará aos setores da cidade ligados direta ou indiretamente às demandas de feiras e eventos.
“Por tudo isso que os 51 anos de Balneário Camboriú serão uma ótima oportunidade para se comemorar, pois uma cidade tão maravilhosa para o descanso, mostra sua força através de pessoas de bem, do nosso povo, de uma comunidade que não para de trabalhar e que busca sempre por uma vida melhor. Com esse potencial, essas pessoas de bem acabam auxiliando nossa cidade a ser uma das melhores do país para se viver”, analisa o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, Piriquito.