Para empresário, ter informação é ter poder de negociação

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Foto:Divulgação/RN
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Márcio Miranda, especialista em vendas, encerrou o primeiro dia do Seminário Estadual do SPC/SC

O palestrante e empresário Márcio Miranda foi um dos painelista do 51º Seminário Estadual do SPC/SC, debate que se encerrou sábado, (11), em Gaspar, as estratégias de vendas para o comércio em períodos de crise como este pelo qual o Brasil passa atualmente. Durante o painel, ele falou sobre como agregar valor ao produto e deu dicas importantes de como vender e fidelizar o cliente.
Para ele, o negociador ideal planeja sempre. “Este profissional é sangue frio, bom comunicador, conhece o mercado, tem cultura geral e é persistente”, revelou Miranda aos 450 dirigentes das CDLs de todo o Estado. Segundo o empresário, a informação é um instrumento importante no processo de negociação. “É preciso agregar valor ao produto e encontrar algo pelo qual o cliente esteja disposto a pagar, independente do valor”, completa.
Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), explica a importância deste tipo de discussão especialmente num momento de retração das vendas. “Precisamos conhecer nossos clientes, por isso temos de nos capacitar e difundir esse conhecimento. O nosso objetivo no seminário é formar bons gestores”, diz Tauffer.

Apresentação de estratégias
A FCDL/SC apresentou algumas estratégias para alavancar as vendas em tempos de crise econômica, entre elas, as campanhas publicitárias de datas promocionais, como o Dia dos Avós, comemorado anualmente em 26 de julho. O pré-lançamento do programa Recicla CDL na Escola também foi destaque no evento. Neste ano, a ação terá reforço especial da Liga Sustentável, uma turminha que promete conquistar a garotada.
Questões técnicas sobre como devem funcionar as promoções pelas CDLs, como sorteios de prêmios, por exemplo, também foram tema de debate. Já que estas ações precisam da autorização da Caixa Econômica Federal ou do Ministério da Fazenda. “Há pouco mais um ano, temos intensificado o trabalho de assessoria na regularização das promoções comerciais para evitar penalidades pelo descumprimento da regra”, explica Douglas Ruschel, analista de projetos institucionais da Federação. Neste sábado, o 51º Seminário Estadual do SPC/SC continua. O último dia de debates tem na programação painéis das áreas jurídica e comercial.