Coluna do Adilson Pacheco

2
182

REGATA NEWS DIGITAL EDIÇÃO 28 PAGINA 4 & 5

Coluna do Adilson Pacheco

>Edição de 1/julho-
Final
Pois é, encerrou a 12ª edição da regata Volvo Ocean Race com a vitória de Ian Walker com seu time Abu Dhabi. Um dado interessante é que os Emirados Árabes tem participado pela segunda vez da regata volta ao mundo visando fomentar o esporte naútico no país e divulgar o potencial turístico. Com a vitória Ian e sua tripulação já estão na próxima edição da maior e mais longa regata terra.

Vela
Porto Belo ganha sua escolinha de vela, uma parceria da Prefeitura de Porto Belo, por meio da Fundação de Esportes, com o Iate Clube de Porto Belo. O curso ministrado por Leonardo Espíndola conta com oito alunos no período matutino e cinco na parte da tarde.Leonardo Espíndola dos Santos competiu na Olimpíada de Atlanta de 1996 e também acumula experiências como treinador na Europa e Ásia. O curso conta com aulas teóricas e práticas. O prefeito Evaldo Guerreiro destaca a parceria com o Iate Clube de Porte Belo. “Esta escolinha é uma conquista para nossa comunidade. Uma bela parceria com o Iate clube para formar novos atletas para representar nossa cidade”.

Antártida
A velejadora Izabel Pimentel está na fase final de mais uma navegação solitária. Pimentel conquistou parceiros para viabilizar sua viagem até a Antártida, a partida ocorre na França. Vamos acompanhar passo a passo deste aventura desta ousada velejadora brasileira. Izabel esteve em Itajaí durante a parada brasileira da Volvo Ocean Race onde ministrou palestras e lançou seu livro “Águas Vermelhas”.

Itajaí
“Posso dizer, porém, que Itajaí nos impressionou muito, uma vez mais pela forma como organizou a sua parada de sucesso. Eles serão muito fortes candidatos – mas talvez tenhamos mais de uma escala na América do Sul na próxima vez. Quem sabe? Nossa esperança é que podemos anunciar nossa nova rota no início do próximo ano (2016)” declaração do jornalista Jon Bramley, diretor de comunicação da Volvo Ocean Race em entrevista exclusiva ao jornal/site/revista Regata News – leia a entrevista completa na página 3 e no site
https://regatanews.com.br/.

Knut
– “Um barco do Brasil e outro da Itália fariam super diferença para a regata. Seria fantástico! São importantes mercados para a Volvo Ocean Race. Quero ser realista em relação ao número de barcos na próxima edição, mas é preciso ir passo a passo. A declaração é de Knut Frostad, CEO da Volvo Ocean Race”. O representante máximo da regata tem um carinho especial pelo País. Em 2005-06, o norueguês foi integrante do Brasil 1, barco que terminou a corrida em terceiro lugar.

Ranking
A cidade de Porto Belo não é só porto de cruzeiros é também palco de regatas locais. No dia 27 aconteceu a 4ª Regata Junina, válida para o ranking 2015 de Monotipos. O evento náutico promovido pelo Ranking Norte Catarinense de Monotipos. Segundo Adam Mayerle “A partir desta regata estaremos incluindo as categorias Laser 4.7 e Hobie Cat 14 – Dinocat, que formam flotilha com mais de 3 participantes”, avisa.

Alexandre
Itajaí Sailing Team vai estar participando da Ilhabela Sailing Week que será realizada no mês de julho em Ilhabela. O time está sob comando do estrategista Alexandre Santos – com a ação Itajaí vem se destacando no esporte náutico nacional e aos poucos viabilizando um projeto internacional que vai consolidar o projeto – Itajaí: polo náutico do Brasil. O time já tem sua página no facebook://www.facebook.com/pages/Itaja%C3%AD-Sailing-Team/1848210875403256?fref=ts

9
Jacques Vabre
Na França cresce o número de inscritos para participar de mais uma edição da regata Transat Jacques Vabre. A previsão é a participação de 40 embarcações. Eles partem de Havre no dia 25 de outubro e chegam a Itajaí no dia 3 de novembro. Regata News já está a contagem regressiva: Agora é a vez dos francesas faltam 116 dias.

Cruzeiros
A Capitania dos Portos de Itajaí recebeu oficialmente o projeto do porto turístico para transatlânticos em Balneário Camboriú, junto com um pedido de autorização para batimetria e estudos sísmicos, que revelarão o que há embaixo da camada de areia. No momento, o município aguarda o andamento da proposta de um atracadouro mais simples, para tênderes _ pequenas embarcações para trazer ao molhe os turistas dos navios, que nesse caso ficariam fundeados em alto mar, como ocorre em Porto Belo.
Esse projeto é capitaneado pela empresa Bontur, que tem como um dos sócios o empresário Júlio Tedesco, e pode integrar a nova marina que será feita na lateral do molhe.
O município já emitiu os alvarás para autorizar a obra. A negociação com as operadoras de cruzeiros, porém, será feita pelas empresas privadas.
Um detalhe: torcemos para que esta marina seja aberta aos olhos dos turistas.

Drones
O CEO Knut Frostad já está revelando as novidades para a próxima edição da regata volta ao mundo. O novo e melhorado veleiro Volvo Ocean 65 ao mesmo custo que em 2012, €4.5 milhões, esperando-se assim uma frota de 8 a 10 barcos na próxima edição em 2017-18. Planos para simplificar regras e incrementar a comunicação (incluindo o uso de câmaras-drone orientada por GPS e mais um barco brasileiro e outro italiano. Bom, quando o Knut quer ele consegue fazer seus projetos se tornar realidade.

Veleiros da Ilha
Iate Clube de Santa Catarina realizou a quinta etapa da Copa Veleiros de Oceano. As Regatas Lineares ocorreram no sábado e domingo com boas disputas dentro d´água marcando o último evento em Santa Catarina antes da participação dos veleiros da flotilha oceânica do ICSC na Ilhabela Sailing Week, principal semana de vela do Brasil, que acontece nas primeiras semanas de julho.
Na Classe C30, o veleiro Zeus, atual campeão da Ilhabela Sailing Week, encerrou bem sua preparação para a competição, vencendo um belo duelo contra o Corta Vento. Com duas vitórias nas três regatas, a equipe desempatou a disputa nesse domingo, confirmando o título.

Copa
Com dez etapas programadas para o ano de 2015, a Copa Veleiros de Oceano é um dos mais tradicionais circuitos do gênero no país. Após as disputas da Centro-Jurerê (Fevereiro), Regata Cidade de Florianópolis (Março), Regata Fortalezas (Abril), Regata Tripulação (Maio) e Regata Lineares (Junho), estão programadas ainda a Regata Baía Sul (Agosto), Regata Arquipélago (Setembro), Regata Mormaii/Bombinhas (Outubro), Regata Marejada (Novembro) e a tradicional Volta à Ilha de Santa Catarina, que encerra o ano no mês de dezembro.

Pit-Stop
>O navegador Wouter Verbraak – um dos responsáveis pelo naufrágio do Team Vestas Wind no oceano Índico – escreveu um livro a detalhando as circunstâncias do acidente e o que aprendeu com os seus erros.

>A Marina de Itajaí, primeira marina pública do Brasil, nos boxes vai oferecer 734 vagas molhadas e 116 secas – totalizando 850 vagas.
>Portugal pode ser a sede da organização da Volvo Ocean Race. Autoridades portuguesas estão em intensa gestão para isto acontece.

>Torben Grael — “Tem grandes velejadores em Santa Catarina. O André Fonseca na regata de Volta ao Mundo pela terceira vez. Bruno Fontes velejando com grandes resultados. E temos uma nova geração com Matheus Dellagnelo, Cristina Boabaid. Claro que sempre tem como melhorar ainda mais, mas as condições para a vela em Santa Catarina são boas”.

> Claudio Coppelo ex-presidente da ANI vem com uma forte atuação nacional com curso de formação de tripulação projeto da Azimut Yachts do Brasil.

2 COMENTÁRIOS

  1. Achei bastante interessante esse assunto. Mano da hora chegou meu colchão novo. Comprei aquele famoso colchão inteligente. Usei esse colchão teurapetico http://ocolchaointeligente.com.br Aí se me ajudou deve diminuir o irritação de alguém. Vê ai se colei certo o endereço por favor. Alguém daqui já viu? Disseram que ajuda até insonia.

Comments are closed.