Itajaí:280 manacás da serra plantados na Avenida Reinaldo Schmithausen já começaram a florir

0
275

prefeitura 784

Começam a florir árvores plantadas na Reinaldo Schmithausen
Plantio de manacás da serra foi feito em dezembro como compensação ambiental

Edição- Adilson Pacheco
Fonte- SecomPMI
Post 26/06/2015-18:18
Elas ainda estão pequenas, mas já estão cheias de flores. Os 280 manacás da serra plantados no canteiro central da Avenida Reinaldo Schmithausen, em Cordeiros, já começaram a florir. Eles foram plantados em dezembro do ano passado como medida de compensação ambiental pela retirada de 82 árvores da avenida, necessário para a obra de reurbanização.

O manacá da serra é uma árvore ornamental, nativa da mata atlântica, e excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas até em pequenos bosques em grandes parques públicos. Seu crescimento é rápido e pode atingir de seis a 12 metros de altura. Possuem folhas verde-escuras e flores brancas, violetas e rosas.

Além do plantio dessas 280 mudas no canteiro central, a revitalização da Reinaldo Schmithausen ainda contempla o plantio de outras árvores entre o passeio e a ciclovia, de acordo com o projeto paisagístico. Somente no primeiro trecho que vai da BR-101 até a Rua Francisco Reis, serão plantadas 226 árvores, das espécies Ipê Rosa, Jacarandá e Pau Ferro.

Reurbanização da Reinaldo Schmithausen

Enquanto as árvores crescem, seguem as obras de reurbanização da avenida. Cerca de 45% do total das obras já foram executadas. A reurbanização da Avenida Reinaldo Schmithausen vai trazer mais segurança para pedestres e ciclistas com a construção de ciclovias, adaptação das calçadas com rampa, piso guia e piso de alerta, e em muitos trechos a construção ou alargamento das calçadas; regularização das vagas de estacionamento, instalação de nova iluminação; arborização e repavimentação.
A reurbanização está sendo executada por duas secretarias com diversas frentes de trabalho. A Secretaria de Obras já concluiu a repavimentação da avenida e começou a asfaltar os trechos onde a ciclovia já está pronta. Também já concluiu a instalação da nova iluminação da avenida. Para isso, toda a mureta do canteiro central precisou ser reconstruída, em seguida a avenida recebeu 471 luminárias com 250 e 400 watts, instaladas em postes de 11 metros de altura. Foram 125 postes com braços duplos, para iluminar as duas pistas; 25 triplos instalados nas esquinas; 12 postes simples e 03 retos instalados no final dos canteiros e rotatórias.
A outra equipe é comandada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e é responsável pela construção das calçadas e ciclovias – nos dois lados da avenida; e reorganização das vagas de estacionamento. As mudanças irão trazer mais segurança para pedestres e ciclistas com a construção de ciclovias, adaptação das calçadas com rampa, piso guia e piso de alerta, e em muitos trechos a construção ou alargamento das calçadas.