Copa Veleiros de Oceano:Zeus, atual campeão da Ilhabela Sailing Week,vence Corta Vento

0
202

IateClube 9012

Último evento da Copa Veleiros de Oceano antes da Ilhabela Sailing Week aconteceu neste final de semana com ótimas regatas.

Edição – Adilson Pacheco
Fonte:Danilo Caboclo/ICSC
Post: 24/06-16:24

Florianópolis – No final de semana(20/21), o Iate Clube de Santa Catarina realizou a quinta etapa da Copa Veleiros de Oceano. As Regatas Lineares ocorreram no sábado e domingo com boas disputas dentro d´água marcando o último evento em Santa Catarina antes da participação dos veleiros da flotilha oceânica do ICSC na Ilhabela Sailing Week, principal semana de vela do Brasil, que acontece nas primeiras semanas de julho.
Como é tradição, as Regatas Lineares acontecem sempre no começo do inverno e neste final de semana não foi diferente. Tempo frio e bons ventos acompanharam os veleiros nas três disputas. No sábado, foram disputadas duas regatas, com condições de vento norte entre 08 e 10 nós – na primeira regata – e 14 nós na segunda. No domingo, o vento variou entre norte e nordeste, com 8 nós de intensidade também proporcionando boas condições para o dia.
Como preparação para a Ilhabela Sailing Week, as disputas deste final de semana foram com regatas de Barla-Sota bastante técnicas, exigindo muito das tripulações. E o que se viu foram disputas acirradas pelo título em cada uma das classes.
Na ORC, a mais disputada de todas, o Melody 5 sagrou-se campeão da etapa após vencer a terceira e decisiva regata. Com dos primeiros e um terceiro lugar no final de semana, o veleiro fechou a disputa com cinco pontos perdidos, mesma pontuação do Manos Champ, mas acabou levando a melhor no critério de desempate. O Katuana Kim ficou em 3º, completando o pódio.
Na Classe C30, o veleiro Zeus, atual campeão da Ilhabela Sailing Week, encerrou bem sua preparação para a competição, vencendo um belo duelo contra o Corta Vento. Com duas vitórias nas três regatas, a equipe desempatou a disputa nesse domingo, confirmando o título.
Na RGS A o título ficou com o Argonauta, enquanto na RGS B o Zephyrus superou o Bom Abrigo, vencendo todas as regatas do final de semana. Mesma situação do Tintiun na RGS C, com três vitórias sobre o Euphoria I. Na RGS Cruzeiro, o Y Jurerê Mirim foi o grande campeão, com o Quival ficando em segundo e o Xamego em 3º.
Em julho, a Copa Veleiros de Oceano faz uma pausa devido as disputas da Ilhabela Sailing Week, retornando em agosto, com as disputas da Regata Baía Sul, no dia 08.