Ilhabela Sailing Week aquece o inverno na capital nacional da vela

0
187

Ilhabela 345 (1) (1) (1)Esporte, lazer, cultura e gastronomia transformam Ilhabela em destino turístico obrigatório para velejadores, seus amigos e familiares no mês de julho.
Edição- Adilson Pacheco
Fonte- ZDL
Post-23/06-08:16

Ilhabela – A Ilhabela Sailing Week chega à 42ª edição de 3 a 11 de julho e a cada ano verifica-se a evolução do campeonato considerado o mais importante da vela oceânica da América Latina. Não se trata de uma competição isolada e a festa não fica restrita à água. O estreitamento na parceria entre o Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Prefeitura Municipal permite o envolvimento de toda a comunidade em relação ao esporte, cultura, lazer, comércio, gastronomia e rede hoteleira.
Ilhabela torna-se destino praticamente obrigatório a cada mês de julho para velejadores, seus amigos e familiares. “Neste ano, a Ilhabela Sailing Week marca um novo momento para o YCI e a Prefeitura. Ambos estão mais próximos, estamos trabalhando juntos”, afirma o secretário de Turismo de Ilhabela, Harry Finger.
O regime de ventos em Ilhabela e as condições especiais e variadas para se montar as raias fez com que Ilhabela ganhasse a denominação de Capital Nacional da Vela na década de 1980. A evolução da Ilhabela Sailing Week foi um dos fatores de contribuição para o justo cognome. “A vela é o nosso DNA. Por conta do canal e dos bons ventos, grandes regatas são disputadas em Ilhabela, onde existem várias escolas de vela incluindo-se projetos municipais. O logo da vela que representa a cidade, tornou-se marca forte, consolidada. Daqui já saíram muitos campeões”, enaltece Harry Finger. A vocação náutica de Ilhabela será ratificada pelos Aquabus, transporte que em breve estará à disposição de turistas e população. Os catamarãs estão, por enquanto, atracados no pier do YCI.
Cidade tem movimento similar ao do verão – A comunidade da vela, incluindo-se organizadores, patrocinadores e demais envolvidos, o setor hoteleiro e os restaurantes ganham, no inverno, movimento quase similar ao do verão. Com mais de 130 barcos inscritos, a Ilhabela Sailing Week deve levar novamente cerca de cinco mil turistas ao município, provocando impacto de aproximadamente R$ 7 milhões na economia local. Para os adeptos de aventura e esportes mais radicais, a visita à Cachoeira da Toca e a trilha de bike – ou de carro para os menos preparados fisicamente – até a paradisíaca Praia de Castelhanos, localizada na deserta face leste da ilha, são ótimas opções. Vale conferir também, as trilhas do Morro do Baepi e do Bonete.
Ilhabela possui uma área de 346 km², sendo 140 km de costa, incluindo 45 praias. A Mata Atlântica abrange 85% do município e integra o Parque Estadual protegido pelo Projeto de Preservação da Mata Atlântica (PPMA). Essa condição natural privilegiada permite que a cidade esteja voltada para o ecoturismo durante os 365 dias do ano. A fauna e flora de Ilhabela estão na lista de atrações imperdíveis. São 3.000 espécies de aves marinhas e migratórias que passam anualmente pela região.
Vai dar praia em julho – As férias escolares, de carona com a Ilhabela Sailing Week, vão agitar a Capital Nacional da Vela no mês de julho, com uma série de eventos organizados pela prefeitura que também promoverá o 1º Ilhabela Boat Week, de 2 a 12 de julho, no Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água, além da programação cultural da Vila, o centro histórico da cidade.
“Temos um calendário intenso, repleto de eventos, com programação ao longo de todo ano, afinal a indústria de Ilhabela é o turismo e seu fomento é a garantia de empregos. O mês de julho é impulsionado pela Ilhabela Sailing Week, que movimenta as demais atrações da temporada”, destaca o prefeito Toninho Colucci. A FLAI – Feira Literária de Aventura de Ilhabela, o 1º Vento Festival e o tradicional Festival da Tainha, na Praia Grande, sul da cidade, complementam o programa de inverno.

Programação Cultural da 42ª Ilhabela Sailing Week
Praça das Bandeiras, na Vila
3/07 (sexta)
20h – Abertura oficial – Banda de Fuzileiros Navais e Orquestra Popular de Ilhabela.
4/07 (sábado)
22h – Paula Toller
5/07 (domingo)
16h – Pequeno Cidadão (Antonio Pinto, Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Ticiana Barros acompanhados por seus filhos)
21h – Felipe Blues
6/07 (segunda)
21h – Legião Urbana Cover
7/07 (terça)
20h – Premiação Regata de Alcatrazes
21h – Helena Serena
8/07 (quarta)
21h – Biquini Cavadão
9/07 (quinta)
20h – 12ª Mostra de Dança da Fundaci
10/07 (sexta)
20h – 12ª Mostra de Dança da Fundaci
11/07 (sábado)
20h – Premiação final 42ª Ilhabela Sailing Week
22h – Simoninha
12/07 (domingo)
19h – Dani Mattos Quarteto
21h – Scalandrum Piazzola (grupo argentino de Jazz/Tango, com releitura de Astor Piazzola)

Inscrições
com desconto acabam na próxima sexta-feira (26) – As inscrições para a 42a. Ilhabela Sailing Week continuam abertas e seguem até 1º de julho. Porém, as tripulações interessadas em participar do evento podem aproveitar o segundo período com descontos até 26 de junho e antecipar a inscrição pelo site: http://www.ilhabelasw.com.br/2015/. A abertura do evento será em 3 de julho, simultânea à Semana de Monotipos, e as regatas de oceano serão disputadas entre os dias 4 e 11, com sede no YCI. Quanto mais cedo for confirmada a inscrição, mais benefícios serão oferecidos às tripulações.
Estão convidadas as classes: ORC, IRC, BRA-RGS, RGS Cruiser, S40, Star, HPE 25, C30, Mini e Clássicos, além do retorno da Bico de Proa e da estreia da HPE 30. A 42ª Ilhabela Sailing Week tem organização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Hotel Real Villa Bela, Med Salva, North Sails, Transbrasa, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time.