São Paulo ganha novo monumento assinado por Gilberto Salvador

0
261

São Paulo df

Artista, consagrado e com várias obras públicas, inova com escultura que incentiva o uso do meio de transporte mais sustentável do mundo

A convite das Secretarias da Cultura e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o artista plástico Gilberto Salvador, inaugura seu projeto “Bicicleta”, no Parque Candido Portinari, em Pinheiros, dia 25, às 11 horas. A escultura tem como conceito a criação de um marco que remete à importância da prática do ciclismo pelas ruas da cidade, incentivando o uso do transporte que é considerado pela ONU o mais sustentável do mundo.
Para a criação do monumento e assim como em todo seu projeto criativo, Gilberto não se deteve à imagem descritiva do objeto e surpreendeu, usando grandes formas geométricas que variam de acordo com a incisão da luz, o que provoca a sensação de movimento à obra composta por uma sequencia de círculos e pequenas meias luas, além de triângulos que personificam os ciclistas. Tanto o Sol quanto o jogo de luzes feito no entorno da escultura, farão parte da composição artística para atingir tal objetivo.
Além disso, o projeto agrega valor à cultura local, estimando a arte brasileira, pois será instalada ao lado da ciclovia, com visibilidade gratuita e acessível, o que proporcionará livre apreciação, interação e reflexão sobre o marco.

Sobre Gilberto Salvador

Surpreendente, é como podemos chamar a arte de Gilberto Salvador, um artista apaixonado, formado em arquitetura, que mantém uma obra rigorosa e, ao mesmo tempo, inovadora, utilizando-se de tecnologias e materiais de seu tempo. Em sua carreira artística, Gilberto explora a pintura, a gravura, o desenho e a escultura com paixão e rara maestria. Participou de diversas edições da Bienal Internacional de São Paulo e se destacou em exposições individuais como as do MASP, em 1985 e 1995. Possui obras públicas reconhecidas internacionalmente, em locais como Cinemateca Brasileira, MASP, MAM, Palácio do Governo do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da USP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outros. Atualmente, se decida à inauguração do Projeto Bicicleta, instalado nas ruas de São Paulo.

Post: 16/06-18:26