“Terminou a Volvo Ocean Race em Português!”:Rodrigo Moreira Rato

0
132

Rodrigo vor

Depois da fabulosa parada em Itajaí, a frota da Volvo Ocean Race esteve 12 dias na capital portuguesa e foi um festa.
Lisboa estava “pintada” de VOR para colher as equipas e como o tempo ajudou a parada foi um sucesso, além do espectáculo dos barcos tivemos também todos os dias concertos no palco VOR.
Para a maior parte dos velejadores a parada de Lisboa significa também o regresso a “casa”, pois a maior parte são europeus, o que trouxe mais uns quantos milhares de turistas à capital portuguesa, estes ficaram rendidos à nossa cultura, gastronomia e cores da cidade, mas muitos aproveitaram também para conhecer um pouco de Portugal, Bouwe Bekking skipper do Brunel foi conhecer o Douro e os seus famosos vinhos, e muitos dos velejadores mais novos foram surfar para a Costa Vicentina e Peniche.
Em termos de regatas, tivemos bom vento no Rio Tejo para as Pro-Am, sendo que o Perfeito de Lisboa, Fernando Medina venceu a Pro-Am 3 ao lema do Abu Dhabi Ocean Racing, que aqui em Portugal é o tim da casa, pois aqui têm a sua base de treino, na In-Port o vento esteve mais fraco mas deu uma chegada emocionante com o Mapfre, do “nosso” Bochecha a bater por um segundo o Abu Dhabi. Na largada da etapa Lisboa-Lorient tudo começou com vento fraco até à Praça do Comércio, e depois o vento entrou com força e a saída foi espectacular!
Neste momento há a hipótese de o “Boatyard” ficar em Lisboa, pois 4 equipas manifestaram o interesse em fazer da capital portuguesa a sua base de treinos, vamos ver o que nos reserva o futuro.

Um grande abraço para todos em Itajaí, e muito obrigado pela forma como acolheram a comitiva portuguesa que aí se deslocou.

Até breve,

Rodrigo Moreira Rato
Media and Yacht Services Manager
Volvo Ocean Race Lisbon