Coluna do Adilson Pacheco

0
210

Itajaí,polo náutico do Brasil se prepara para receber mais uma regata internacional: Transat Jacques Vabre.

Coluna do Adilson Pacheco
adilsonpachecoredacao@gmail.com
Post:10/06-

Hobie Cat foto 1 (

Hobie Cat
O Campeonato Brasileiro de Hobie Cat já tem seu 1º Aviso de Regatas. Agora, é tentar juntar os recursos, programar suas férias, ajustar os barcos, treinar bastante e vamos lá. Com base no que aconteceu por lá no último SULCAT sediado por Porto Belo, o evento promete. Além do mais trata-se do certame esportivo de maior envergadura para a Classe, relativo ao ano de 2015.O 1º Aviso de Regata poderá ser acessado através dos links específicos deste site (Aviso de Regata, área restrita) ou (Agenda, aberto). Maiores informações podem ser encontradas no site oficial do BRASCAT 2015, http://www.brascat2015.com.br/#!courses/crx2

Fimar 1 - Foto 2 (

Fimar I
Sucesso a Feira Internacional de Tecnologia, Inovação e Design do Mar Itália-Brasil, em Florianópolis. Um dos pontos positivos para a Ilha de Santa Catarina foi a promessa de autoridades da implantação de melhor infraestrutura para setor náutico. A Ilha não tem píer para atracação de navios de cruzeiros, não tem grandes marinas e não tem transporte marítimo. Em outras palavras a administração municipal está de costa virada para esta grande mina econômica – chamada mar.

Fimar 2 - Foto 3

Fimar II
A Portonave foi uma das empresas patrocinadoras da Fimar – Feira Internacional de Tecnologia, Inovação e Design do Mar Itália-Brasil. Presentes no evento o superintendente do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, Antônio Ayres dos Santos Jr e Osmari Ribas Castilho, superintende do Porto de Navegantes.

Scheefer

Schaefer Yachts
Enquanto as autoridades públicas da Ilha de Santa Catarina não tem resposta prática e rápida para o incremento do setor, a iniciativa privada mostra que tem potencial para vender bem o mercado náutico no Brasil e em qualquer outro país do mundo. A Schaefer Yachts promove dia 18, o Schaefer Yachts Show. A empresa náutica fica praticamente debaixo da histórica ponte Hercílio Luz – um visual incrível.

Marina Itajaí Foto 4 (1))

Marina de Itajaí
A Marina de Itajaí, primeira marina pública do Brasil, a cada dia surpreende quem passa pela beira rio. Inquestionavelmente o novo cenário da região do Saco da Fazenda vai se tornar no principal ponto turístico da cidade. A marina nos boxes vai oferecer 734 vagas molhadas e 116 secas – totalizando 850 vagas. Um dos pontos positivos para o turismo, visitantes e comunidade é que a marina vai ser aberta. Em outras palavras, quem passa pela beira rio vê os barcos e seus movimentos. Somente o acesso ao trapiche de atracação é seletivo. A exemplo do que ocorre com a marina de Alicante, Espanha.

Regata Itajaí foto 5 (1) (2)

Regata Cidade de Itajaí
Regata de remo clássico “Cidade de Itajaí” levará mais de 288 estudantes/remadores para a água, no aniversário da cidade – a já tradicional Regata de Remo clássico- Cidade de Itajaí. Assim remadores de 18 escolas da Rede Municipal de Ensino de Itajaí irão disputar no dia 15, a 11ª regata de remo clássico “Cidade de Itajaí”. Ao todo, 288 estudantes/remadores do projeto “Navegando pela cidadania” participarão de competições de remo em canoas baleeiras nas raias do Saco da Fazenda. O projeto é uma parceria entre a Associação Náutica de Itajaí (ANI) e a Secretaria Municipal de Educação. Os alunos do projeto irão percorrer as raias sinalizadas com boias ao longo do Saco da Fazenda e poderão ser acompanhadas pelo público durante toda a manhã da avenida Ministro Victor Konder, a beira-rio.

PortugaL   foto 61

Portugal quer Volvo Ocean Race
Portugal pode ser a sede da organização da Volvo Ocean Race. Autoridades portuguesas estão em intensa gestão para isto acontecer. O próprio Knut Frostad tem elogiado a parada portuguesa e a estrutura que a cidade oferece. Imagine só, a quebra econômica em Alicante, a largada da regata ocorre na baixa temporada de verão, onde o evento é responsável direto por 70% da economia local. O contrato com Alicante termina na próxima edição, em 2017-18. A cidade espanhola é sede da regata volta ao mundo desde 2008.

Foto 7 Rally Dakar

Rally Dacar
O prefeito Jandir Bellini confirmou para este repórter – que a cidade não vai receber o famoso Rally Dakar. Motivo o alto custo do evento, U$ 7 milhões. O diretor geral do Rally Dakar, Etiene Lavigne, mais os coordenador de Relações Exteriores do evento, Marie Noelle Mainard e outros dois integrantes da organização José Carmina e Frederico da Cunha – estiveram reunidos com o prefeito Jandir Bellini no ano passado na cidade, onde iniciaram as tratativas. Em outras palavras Itajaí está na visão dos grandes eventos interacionais.

Jacques Vabre Foto 8 1)

Jacques Vabre
A cidade – polo náutico do Brasil recebe em outubro mais uma regata internacional. A regata francesa Jacques Vabre chega na vila da regata em outubro. Ao todo 40 barcos percorrerão uma rota de Havre, França até Itajaí. A rota do café como é conhecida na Europa é um dos principais eventos oceânicos do calendário europeu.

Itajaí Sailing Team foto 9

Itajaí Sailing Team
Itajaí Sailing Team participa de mais uma edição da mais tradicional regata brasileira, Ilhabela Sailing Week. O time náutico do polo náutico do Brasil, Itajaí, vem se destacando em competições oceânica de Santa Catarina e do país. A meta final do projeto é ter um barco nacional na 13ª Volvo Ocean Race, ação coordenada pelo estrategista Alexandre Santos. Alexandre confirmou para este repórter que nos próximos dias o time ganhará um site.

Isabella Foto 10 não (1)

Isabella
Isabella Nicolas – depois do sucesso do filme e livro “MAR ME QUER”, ela já parte para outro, tão rico em informações quanto este. Isabella contará a história da música brasileira recente, através da figura de um de seus produtores mais talentosos, o Liminha. O documentário, também de longa-metragem, teve sua produção iniciada em 2012, mas interrompida pelas diversas viagens que Isabella teve que fazer em busca de depoimentos e imagens para o MAR ME QUER. Com a intenção de retomar a produção de novas entrevistas e a busca de imagens de arquivo já em julho, vai ser difícil conseguir algum tempo livre em sua agenda. Mas em breve poderemos conferir, nas salas de cinema e na TV, mais um de seus trabalhos