Baía da Guanabara: Regata Escola Naval chega à 70ª Edição

0
179

rio (1) (2) (1) (2) (1) (1)

Evento será antecipado para o mês de junho, em função das comemorações pelos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Tradicionalmente realizada no mês de outubro, a Regata Escola Naval, maior prova náutica da América Latina, chega à 70ª edição no próximo dia 13 de junho. A mudança no calendário tem uma razão especial: as comemorações pelos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, evento militar decisivo ocorrido durante a Guerra da Tríplice Aliança. A 70ª Regata Escola Naval em comemoração aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo deverá reunir na Baía da Guanabara cerca de 700 embarcações de diversas classes: Oceânicas, Monotipos, Escaleres, Catamarãs, Veleiros Rádio Controlados, Windsurf e Vela Adaptada. Juntamente com a Regata, haverá a 26ª Meia Maratona de Canoagem. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Grêmio de Vela da Escola Naval (http://www.gven.org.br/) ou no próprio dia da Regata, até às 11h, nos postos de inscrição montados na Escola Naval e nos clubes coirmãos.
Além do grande espetáculo no mar, a 70ª Regata Escola Naval em comemoração aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo abrirá as portas da Ilha de Villegagnon para que o público possa participar de diferentes atividades gratuitas. Entre as atrações, haverá uma exposição sobre a Batalha do Riachuelo, atividades infantis com animadores e brinquedos (cama elástica, tobogã, mini parquinho e fazendinha), exposição do Corpo de Fuzileiros Navais e de material da Força Aeronaval, apresentações de música, dança e artes marciais. A organização espera receber cerca de 3500 visitantes no dia do evento.
No dia 13, a primeira largada será dada às 8h30, com a realização da 26ª Meia-Maratona de Canoagem Oceânica. Às 09h, os competidores iniciam a Regata de Veleiros Rádio Controlados (Classe RG65) e, às 13h, será dada a largada para a principal competição do dia, a tradicional Regata a Vela, reunindo barcos de diferentes classes. Nesse mesmo horário, acontece a Regata de Veleiros Rádio Controlados (Classe IOM). A premiação dos vencedores da Regata a Vela será realizada no dia 26 de junho, durante uma confraternização na Escola Naval.
Este ano, a Regata Escola Naval conta com o patrocínio do Conapra, Syndarma, Poupex, Cellier Alimentos, Femar, Banco do Brasil, Transpetro, 1492 Azeite Extra Virgem Premium, Libra Terminais Rio, Brancante Seguros, Revista Náutica, Jac Consultoria de Viagens, Capemisa, Emgepron e Instituto Presbiteriano Mackenzie.
Cabe ressaltar que o evento está incluso no calendário de comemorações dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro.
70ª Regata Escola Naval em comemoração aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Dia: 13 de junho
Hora: 08 às 17h
Local: Escola Naval (Av. Almirante Sylvio de Noronha s/n – Castelo)