Coluna do Adilson Pacheco

0
271

Coluna do Adilson Pacheco
Post:29/05
Editado direto de Florianópolis
Regata News na cobertura da Encatho & Exprotel

samuel 2 (1) (1) (1) (1) (1)

Desabafo
“Nossa Capital é uma ilha e não temos transporte marítimo e muito menos píer para navios” cobrou o Samuel Koch, presidente da Abih/SC, em seu discurso de abertura do principal encontro de hoteleiros sul do Brasil. Koch foi mais enfático em seu discursa “É preciso repensar na infraestrutura que o Estado oferece aos nossos turistas, pois estamos com nossos acessos prejudicados, seja pela terra, céu ou mar. É necessário mais atenção às nossas rodovias, ao aeroporto de Florianópolis, que vive um imbróglio há anos, bem como a todos os aeroportos regionais, e ao acesso pelo mar”

Samuel Koch: Internet
Para o presidente da Abih/SC Samuel Koch “Nos últimos eventos destacamos temas relevantes como: aumento da ocupação hoteleira, tendências e oportunidades, a era da informação, inovação na hotelaria e, ano passado, sustentabilidade na hotelaria.
Para o Encatho & Exprotel 2015, o tema escolhido foi Tecnologia na Hotelaria, pois adaptar-se ao novo consumidor, que cada vez está mais conectado, que busca informação, compara e compartilha experiências antes de consumir, é o novo desafio da hotelaria.
O momento atual exige reserva e check-in online, internet gratuita, cardápios interativos, SmartTV no apartamento, um site moderno e de fácil navegação, entre muitos outros itens que se tornaram fundamentais para agradar um hóspede. Atualmente as pessoas querem praticidade e interatividade. E é nesta hora que a tecnologia vira a principal aliada do empresário”

Samuel 4 (1) (1) (1)

Samuel Koch: Mercado
“Vale destacar aqui a importância da hotelaria para a economia catarinense. Nosso Estado conta hoje com quase 3 mil meios de hospedagem, que somam 240 mil leitos nas 10 regiões turísticas. O setor de Turismo gera em torno de R$ 20 bilhões em receita, e representa 12,5% do PIB de Santa Catarina, gerando 400 mil empregos diretos e 1,5 milhão de ocupações indiretas. São números extremamente relevantes e que tendem a crescer a cada ano, com investimentos e inovações”.

Samuel3 (1) (1) (1) (1) (1) (1)
Samuel Koch: Carga tributária
“A carga tributária que incide sobre as empresas está ficando insuportável. Por isso, a ABIH-SC vem tomando atitudes importantes, como a redução da alíquota de 25% do ICMS para 17% sob o serviço de energia elétrica. Nós, da ABIH-SC, entramos com um processo para pleitear a declaração de inconstitucionalidade desse dispositivo da legislação estadual, para que não sejam mais obrigados a recolher o ICMS pela alíquota de 25%, e sim de 17%.”

Vinicius (1) (1) (1) (1) (1)

Lummertz
A Encatho & Exprotel viveu o seu momento de projeção nacional com a posse do Vinicius Lummertz como presidente da Embratur. Lummertz, o então secretário de secretário nacional de Políticas de Turismo, mas na manhã de quinta veio a notícia do novo cargo no campo do turismo nacional. A recepção de Lummertz no Centrosul foi ovacionada pelo empresariado hoteleiro. Vinicius não somente palestrou como no final participou de talk-show realizado pelo jornalista Renato Igor, CBN e comentarista da RBS. E no final ainda respondeu perguntas do público empresarial presente. Ele estava em casa.

História de Lummertz
Bacharel em Ciências Políticas – International Affairs, pela Universidade Americana de Paris, possui cursos de Pós-Graduação na Kennedy School, da Harvard University (E.U.A.), e no IMD de Lausanne (Suíça). Foi secretário nacional de Políticas de Turismo, foi secretário de Turismo de Florianópolis, presidente da SC-Parceria S.A, secretário de Estado de Articulação Internacional de Santa Catarina, secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Santa Catarina, Diretor Técnico do Sebrae Nacional e atual presidente da Embratur.

Moritz (1) (1) (1)

Profissionalização
A hotelaria nasceu com atividade familiar e se profissionalizou com a entrada de hotéis com bandeiras internacionais. No entanto houve um avanço de pequenas pousadas- realizada por pequenos grupos familiares. A avaliação e do empresário hoteleiro João Eduardo Amaral Moriz, presidente do Conselho Deliberativo da Abih e da Câmara Empresarial de turismo da Fecomercio.

Giba 23 (1) (1)

Turismo
O ex-jogador de vôlei da seleção brasileira Giba, trocou as quadras de vôlei pelo turismo. Giba confessou para imprensa na Encatho & Exprotel – que quer agora “contribuir com o turismo nacional”. Com apoio de um grupo empresarial que já investiram R$ 15 milhões foi criada a Gestour. O jogador proferiu uma palestra onde apresentou sua experiência de vida profissional.

Check-in
> “Com crise ou sem crise o turismo continua cresce” – secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.

> “Estamos projetando mais um ponte ligando a Ilha ao Continente”, secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.

> Vinicius Lummertz, presidente da Embratur – em todos os momentos que se referia ao nome do falecido senador Luiz Henrique da Silveira – ficava visivelmente emocionado. Ele este em vários momentos na trajetória política de LHS.