Ilha de Santa Catarina se volta para mar na Feira Internacional de Tecnologia, Inovação e Design do Mar Itália-Brasil.

0
131

centrosul2 (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1)Edição- Adilson Pacheco
Post:23/05-15:30
A Ilha de Santa Catarina se volta para mar. A primeira ação neste contexto são as constantes regatas oceânicas promovida pelo Iate Clube de Santa Catarina- Veleiros da Ilha. Uma ação mais focada em marinas é desenvolvida pela Acatmar. Em outras palavras à ação é mais efetivamente realizada pelo setor privado, do que pelo poder público municipal, que pelo que se percebe ainda não se despertou para esta rentosa fatia do mercado náutico. Ficando praticamente voltado para o turismo de praia. Claro, que dentro do turismo de praia a Ilha tem um segmento de alto padrão, mas peca na ausência de um píer para atração de cruzeiros ou da inexistência de uma marina compatível ao principal cartão de visita de Santa Catarina e de uma capital.
Este quadro poderá ser mudado ou motivado tanto para o setor privado, quanto para o inerte poder público municipal durante FIMAR – Feira Internacional de Tecnologia, Inovação e Design do Mar Itália-Brasil. Durante o período de 4 a 7 de julho, no Centrosul, a economia do mar italiana e catarinense estarão reunidas. A Feira terá entrada gratuita e oferecerá produtos e acessórios náuticos, reunindo itens de design e produtos inovadores para o setor; palestras e rodadas de negócios.

FIMAR

FIMAR é a primeira Feira Internacional de Tecnologia, Inovação e Design do Mar Itália-Brasil. A partir deste ano será realizada em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Superando a concorrência de outros países envolvidos neste mercado, nasce uma Feira da Economia do Mar italiana e brasileira. A FIMAR é o resultado de acordos assinados entre o Governo da Itália, através do Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico, Usina (associação que representa a indústria náutica italiana) e do Governo do Estado de Santa Catarina, com apoio do GTT Náutico da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
A Feira é organizada pela Brazil Planet com colaboração da Assonáutica Italiana e da Acatmar – Associação Náutica Catarinense para o Brasil. A participação italiana será coordenada pela Agência ICE, órgão para internacionalização das empresas italianas, que será um ponto de hospitalidade e de informação aos operadores e visitantes, valorizando o importante papel ocupado pela Itália no cenário mundial.

Business networking

Para contribuir no sucesso da primeira edição da FIMAR, serão previstas atividades de business networking para facilitar o intercâmbio entre os dois países, para alcançar plenamente o objetivo desejado pelas empresas participantes.

Líderes de Opinião

Líderes de Opinião em conjunto com Especialistas da indústria do mar, Compradores e Fornecedores, se reunirão para examinar as principais questões da Economia do Mar – com ênfase no mercado italiano – na busca de ideias inovadoras que venham a enriquecer a cooperação produtiva entre os dois países. Serão realizados encontros “B2B” pré-agendados, em áreas destinadas no âmbito da feira.