Coluna do Adilson Pacheco: Itajaí projeta barco nacional para a 13ª Volvo Ocean Race

0
133

Alexandre

Barco Brasileiro na Volvo Ocean Race na próxima edição. Observando esta foto do Bochecha com a bandeira nacional acredito que esta edição que marcou 10 anos da primeira investida do Brasil na regata volta ao mundo vai ter uma resposta na edição 2017/18 – um barco nacional.

Coluna do Adilson Pacheco
* Vai ter três edições diárias
Edição da manhã, da tarde
e das 22 horas.
Post: 1º edição:20/04-11:01

Enquanto Itajaí se candidata a receber a próxima edição da regata, em 2018.Negociações iniciam em junho e seguem até dezembro, quando serão anunciadas as cidades-sedes. Os velejadores já estão em alto mar rumando para os Estados Unidos.
Um Barco Brasileiro na Volvo Ocean Race na próxima edição. Observando esta foto do Bochecha com a bandeira nacional acredito que esta edição que marcou 10 anos da primeira investida do Brasil na regata volta ao mundo vai ter uma resposta na edição 2017/18 – um barco nacional.
Imagine só, um barco brasileiro com Torben Grael, Horácio Carabelli, Bruno Fontes, Robert Scheidt, Joca Signorini, Izabel Pimentel, André Fonseca Bochecha, Alan Adler entre outros grandes velejadores do país.
Acredito que o projeto Itajaí Sailing Team é o embrião de um mega projeto em fase de planejamento pelo Alexandre Santos, presidente da Stopover Itajaí e culminara com o barco nacional na regata volta ao mundo. Inquestionavelmente Itajaí vem consolidando como um dos grandes polos náutico internacional. Itajaí hoje é sem dúvida: O polo náutico do Brasil. Que Deus continue abençoando o sucesso desta cidade.

Retrospectando entrevista.
Ping-Pong com Alexandre Santos – presidente Stopover Itajaí

Repórter: Regata News- Toda esta dinâmica não é um princípio do Brasil ter um barco nacional na próxima Volvo Ocean Race?

Alexandre- É um projeto que está caminhando a passos lentos. Eu vejo no futuro de fazermos uma travessia nacional. Mas neste momento, estamos focado no mercado brasileiro. Temos ainda interesse de participar de uma regata, que acontece a cada dois anos que é da África até o Brasil. Para em 2017 de repente, estar nesta competição.

Regata News – O que estais programando ?.

Alexandre – Vamos trazer para Itajaí outro velejador de Florianópolis. Ele vai representar Itajaí nas competições que participa que é o Bruno Fontes. Ele hoje está disputando uma classe bem complicada, que é a- disputada com Robert Scheidt, uma vaga para Olimpíada. Ele está com um projeto para fazer clinicas para as crianças que estão velejando em Itajaí. E nós vamos fazer uma parceria com ele, para representar o município e levantar a bandeira de Santa Catarina. E fazer de Itajaí um de seus apoiadores institucional.

Regata News – Diante deste momento náutico que a cidade vive: Joca Signorini, Horácio Carabelli, também estão dentro destes projetos?

Alexandre – Nós estamos conversando com os melhores. – Já estivemos conversando com o Torben Grael. O Torben tem um projeto de um barco de competição, principalmente para a Volvo Ocean Race. Só que estes projetos estão inviabilizados diante do momento em que o Brasil está vivendo, estão sem possibilidade financeira de ser executados. Vamos ver num futuro o que vai acontecer. – Nós temos Joca, Torben e o próprio Alan, gente boa que pode estar em um projeto.

Regata News – André Fonseca faz parte de seu projeto náutico

Alexandre – O André está fazendo parte de um projeto, que juntamente com ele estamos desenvolvendo. Para no futuro, ele estar coordenando um barco de travessia. Ele estava interessado na Jacques Vabre, mas está muito em cima e ele não tem tempo suficiente para o treinamento. Mas ele vai estar em projetos aqui em Itajaí, posso assegurar que o Bochecha vai estar fazendo parte dos projetos náuticos de Itajaí.

Regata News – A Transat Jacques Vabre chega a Itajaí em novembro.

Alexandre – A Jacques Vabre ainda estudo, tudo muito prematuro. Estamos negociando a parte contratual, onde tecnicamente se limitam a receber 40 barcos. Será mais uma festa que vai complementar “Aventura Pelos Mares do Mundo” junto com a “Marejada Mares do Mundo”; Festival Gastronômico e Festival Cultural. Contamos com isto para divulgar Itajaí e estar nestes grandes eventos nacionais.