Joaquim Barbosa fala sobre Ética e Administração hoje em Itajai

0
113

capa15Joaquim Barbosa fala sobre Ética e Administração hoje em Itajaí
Evento integra o Ciclo de Palestras da Itajaí Stopover
Edição: Adilson Pacheco
Fonte: SecomPMI
Post: 13/04-14:15
“Ética e Administração” é o tema a ser abordado hoje (13), dentro do Ciclo de Palestras “Construindo um Mundo Melhor”, evento que integra a programação da Itajaí Stopover da Volvo Ocean Race. A palestra será apresentada pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.
O ciclo de palestras “Construindo um Mundo Melhor” reúne, desde o dia 06, personalidades e profissionais de destaque em Itajaí para abordar temas de cunho social, econômico, político, cultural, artístico e ambiental. Os encontros visam o aprimoramento pessoal e profissional em prol de uma sociedade mais justa e humana.
Todas as palestras ocorrem no auditório do Centreventos, a partir das 19h30. A entrada é gratuita. Serão reservados 40 lugares para os Vips Solidários e haverá 442 lugares para o público em geral – atendendo assim a capacidade máxima do auditório. A ocupação será por ordem de chegada e o auditório abrirá meia hora antes do início do evento.
E, devido à grande procura antecipada por informações sobre esta palestra, a organização da Itajaí Stopover vai disponibilizar ao público interessado que não conseguir lugar no auditório, a chance de assistir a apresentação no telão da Vila da Regata, situado próximo ao pavilhão da Volvo.

Joaquim Benedito Barbosa Gomes

Antes de sua nomeação para o Supremo Tribunal Federal, o Ministro Joaquim Barbosa exerceu vários cargos na Administração Pública Federal. Foi membro do Ministério Público Federal de 1984 a 2003, com atuação em Brasília (1984-1993) e no Rio de Janeiro (1993-2003); foi Chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde (1985-88); foi Advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados-SERPRO (1979-84); foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia; foi compositor gráfico do Centro Gráfico do Senado Federal.
Foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal por Decreto de 5 de junho de 2003, para a vaga decorrente da aposentadoria do Ministro José Carlos Moreira Alves e tomou posse em 25 do mesmo mês. Foi eleito por seus pares na Sessão Plenária de 22 de novembro de 2012 para exercer a Presidência do Supremo Tribunal Federal para o biênio de 2012-2014. Aposentou-se por Decreto de 30 de julho de 2014.
Paralelamente ao exercício de cargos no serviço público, manteve estreitas ligações com o mundo acadêmico. É Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas), onde cumpriu extenso programa de doutoramento de 1988 a 1992, o qual resultou na obtenção de três diplomas de pós-graduação. Cumpriu também o programa de Mestrado em Direito e Estado da Universidade de Brasília (1980-82), que lhe valeu o diploma de Especialista em Direito e Estado por essa Universidade.
É Professor licenciado da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ensinou as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo. Foi Visiting Scholar (1999-2000) no Human Rights Institute da Columbia University School of Law, New York, e na University of California Los Angeles School of Law (2002-2003).
É assíduo conferencista, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi bolsista do CNPq (1988-92), da Ford Foundation (1999-2000) e da Fundação Fullbright (2002-2003).
Nasceu em Paracatu, MG, onde fez os estudos primários no Grupo Escolar Dom Serafim Gomes Jardim e no Colégio Estadual Antonio Carlos. Cursou o segundo grau no Colégio Elefante Branco, de Brasília. Fez também estudos complementares de línguas estrangeiras no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha.