Iate Clube de Santa Catarina sedia o Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship

0
138

Pela primeira vez em sua história o Veleiros da Ilha sedia um mundial na raia de Jurerê

Edição:Adilson Pacheco
Fonte &texto:Danilo Caboclo/ICSC
Post: 09/04/12:18danilo

Florianópolis– Considerada por muitos como uma das melhores do Brasil, a raia de Jurerê recebe, entre os dias 12 e 16 de abril, o campeonato mundial de veleiros da classe S40. O evento será o primeiro mundial disputado na história do Iate Clube de Santa Catarina e a expectativa para a competição é enorme.

A classe reúne velejadores que somam quinze medalhas olímpicas e mais de 20 títulos mundiais. Um deles é o brasileiro Torben Grael, comandante do veleiro Magia V/Energisa, medalhista olímpico por cinco vezes, campeão da edição 2008/2009 da Volvo Ocean Race comandando a equipe do sueco Ericsson 4 e um dos maiores velejadores da história do Brasil.
O Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship, como é chamado este Mundial, é o terceiro a ser realizado pela Classe e o primeiro no Brasil. Na primeira edição do Soto 40 World Championship, realizada no Chile em 2013, o veleiro Pisco Sour foi o campeão. No ano passado, em Valência, na Espanha, quem levantou o troféu foi o veleiro inglês Ngoni. O Brasil será representado por Pajero, Magia, Crioula, Carioca 04 e o Carioca 25 barcos.

“A oportunidade de realizarmos o campeonato mundial de S40 é algo excepcional. Além de ser inédito em nosso clube, temos a oportunidade de assistir as disputas com as maiores feras da vela, velejadores com títulos olímpicos e mundiais. Também nos orgulha o fato da classe S40 ter escolhido o ICSC e a raia de Jurerê como sede e local para a realização do Mundial, estamos trabalhando para que o campeonato seja um absoluto sucesso.

Serão dez regatas de Barla-Sota na raia de Jurerê para definir o grande campeão do evento, sendo que não haverá descarte de pior resultado. Outro fato importante é de que todas as equipes competem em condições iguais, uma vez que a classe segue o conceito one design, com todos os veleiros sendo idênticos quanto a peso, tamanho e área velica.

Movimentação no Iate Clube de Santa Catarina:

Apesar do início da competição ser somente no próximo domingo, o movimento em relação ao Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship é grande na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina. Os veleiros começaram a chegar à Florianópolis há alguns dias, gerando grande ansiedade por parte de todos.

A partir desta quarta-feira, 07, até o dia 11, sábado, acontece o registro e vistoria das embarcações. Ainda no sábado, a organização promove o treino livre, já na raia de Jurerê e partir de domingo, 12, a competição começa para valer com duas regatas programadas por dia.

Veleiro Soto 40

Projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído na Argentina, o veleiro S40 é um moderno barco oceânico de regatas que corre com nove tripulantes em regatas emocionantes, com trocas constantes de posição entre os veleiros durante as regatas. O S40 Faz parte do grupo de veleiros one design, onde todos são exatamente iguais e quem define a vitória ou a derrota é a experiência e a qualidade técnica dos velejadores a bordo. A flotilha está espalhada por Chile, Brasil, Argentina, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Filipinas, Japão e Estados Unidos.

Calendário do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship:
7 a 11/4 – Registro e vistoria
11/4 – Treino livre e briefing
12/4 – Primeira e segunda regatas
13/4 – Terceira e quarta regatas
14/4 – Quinta e sexta regatas
15/4- Sétima e oitava regatas
16/4 – Nona e décima regatas
16/4 – Premiação