Nysse Arruda:Adoro Ser Mulher

3
306

nicea Comunidade de Networking que apoia o empreendedorismo feminino em Portugal, PALOP, Brasil e Comunidades de língua portuguesa – Adoro.Ser.Mulher, criada pela empresária Ana Cláudia Vaz e com o apoio da madrinha Dina Aguiar

Adoro.Ser.Mulher
Talk Show & Business Brunch
Woman ‘s Day Tribute – 7 de Março 2015

Inspira Hotel
Lisboa

Nysse Arruda
Jornalista

Sob os estimulantes acordes da canção Roar, de Katy Perry, a sala de eventos no Hotel Inspira, em Lisboa, recebeu as mais de cinquenta mulheres empresárias que se reuniram para a 4ª edição do Talk Show & Business Bruch organizado pela comunidade Adoro.Ser.Mulher, pioneira na união empreendedora feminina entre os países de língua Portuguesa, criada em 2014 pela empresária portuguesa Ana Cláudia Vaz.
«Quando criei minha primeira empresa em 2007 não sabia nada de networking e encontrei muitas dificuldades. Com este evento quero proporcionar às empresárias de língua portuguesa uma oportunidade para criarem laços profissionais e pessoais num ambiente descontraído.»
Guiada por um lema – «Há três tipos de pessoas: as que fazem acontecer, as que observam acontecer e as que se perguntam o que aconteceu.» -, Ana Cláudia Vaz criou a comunidade Adoro.Ser.Mulher para apoiar e incentivar as mulheres empreendedoras dando-lhes oportunidades de aprender, informar e partilhar.
O embrião desta comunidade surgiu de um jantar para celebrar o dia Internacional da Mulher com as suas clientes, parceiras e amigas. «Quis organizar um jantar para celebrarmos juntas. Era também o aniversário da minha empresa na área de beleza. Juntei parceiros e sponsors que me ajudaram, criei o nome Adoro.Ser.Mulher e solicitei às convidadas uma pequena contribuição para ajudarmos uma causa.», conta Ana Cláudia lembrando o enorme sucesso da iniciativa.
«Duzentas mulheres aderiram imediatamente e durante o jantar todas mudavam de lugar para falarem umas com as outras, trocando cartões e informações, num business gathering que surgiu naturalmente. O feedback foi muito positivo, com muitas referências a negócios, amizades, partilhadas. Percebi que aquele evento não podia ficar por apenas aquela noite. Nasceu assim o Adoro.Ser.Mulher empreendedor.»
Nos anos seguintes, Ana Cláudia Vaz amadureceu o projeto e a ideia central da marca ganhou forma e força – unir as mulhereres empreendedoras nacionais e internacionais, possibilitando a troca de contactos, a partilha de histórias de sucesso e insucesso e o estabelecimento das primeiras relações profissionais, sempre num ambiente bem organizado, cheio de glamour, com sorteios e momentos especiais. Em resumo uma plataforma inovadora de networking no feminino que conta hoje com parceiros como as marcas Délifrance, Digitalis, Denise Ferrandini Clínica Estética e Estética Médica, Paula Falcão, Fossil, Chocolate Daniel’s e Maria Oliveira.

Uma formação em Social Media for Business
Licenciada em Direito e especialista em Social Media for Business, Ana Mendes disponibiliza formação e consultoria para empresas, escolas e entidades em geral, apresentando as tendências na gestão de redes sociais na perspectiva empresarial.
Ana Mendes começou por informar a plateia que há cinco importantes canais de comunicação online que todos os empresários devem considerar utilizar – o Facebook, o Linkedin, o Instagram, o Twitter, e o canl Youtube.
«No Facebook há 5 milhões e 400 mil portugueses que acessam suas páginas com uma frequência de até 14 vezes ao dia (6%) enquanto a grande maioria (84%) acede à página pelo menos uma vez por dia via smart phone.», indicou ela ressaltando que o Instagram está a expandir-se de forma acelerada este ano, já com um milhão de utilizadores que desejam partilhar uma faceta mais humana e emocional dos seus negócios e atividades.
«Os horários de acesso ao Facebook também se alargaram e hoje é aos finais de semana que o tráfego aumenta – com 33,8 % no Sábado e 30,5% Domingo – sendo que a Segunda-feira é um ótimo dia para divulgar iniciativas.», acrescentou Ana Mendes destacando que o horário pós-laboral ainda é o mais importante (61%) e que 71% das pessoas acedem ao Facebook via computadores portáteis e 39% via smartphones.
«Para o universo do B2C os melhores canais de comunicação online são o Facebook, o Twitter, o Youtube, o Tumbler, o Vine e o Pinterest. Já para o âmbito B2B o Linkedin aparece em 1º lugar seguido do Youtube, o Facebook, o Twitter, o Medium e o Slideshare.».
Ana Mendes também frisou a importância de investir tempo e trabalho na criação dos conteúdos para os diversos meios, de forma a conseguir credibilidade na informação e transmitir informação útil à comunidade. «É importante saber qual a diferença da nossa marca e explorar estre aspecto, humanizando a mensagem, que deve ser sempre clara, interessante e positiva, acompanhada do sorriso do rosto da marca.
Neste contexto a mensagem empresarial deve contar histórias visuais sobre o negócio, mostrando imagens que definem a marca. «A visibilidade nas redes sociais obedece a uma equação – 70-20-10, correspondente à informação/entretenimento/soft selling.», detalhou Ana Mendes frisando também a importância da publicidade especialmente no Facebook, que permite direcionar a mensagem ao um público-alvo específico e reforçar o link da página da marca no Facebook direcionando para o site da marca, gerando assim tráfego no website, o território digital da marca/empresa.

Histórias de sucesso
Já a empreendedora Paula Falcão, que recebeu o prémio de empreendedorismo Hong Kong 2014, graças à criação de uma sacola reversível confecionada em cortiça e burel, contou uma história de perseverança, criatividade e paixão.
Depois de anos a trabalhar como professora de design em Setúbal, Paula pediu a reforma antecipada e arriscou apostar num projeto próprio na área de design – a criação de malas confeccionadas com cortiça e outros materiais leves e versáteis.
Os primeiros projetos de malas em pele de cortiça, com um ‘lay out’ de inspiração na técnica japonesa de origami valeu-lhe um investimento da parte do Fórum da Associação Empresarial Portuguesa, permitindo a concretização da sua primeira coleção.
Mas as tentativas de apresentar novas ideias e desenhos em concursos de design nacionais esbarraram num limite de idade de 30 anos, que ela já havia ultrapassado. Foi então que através de uma pesquisa no Google ela encontrou um concurso para o qual apresentou a Mother Bag, especialmente desenhada para permitir às mães trocar a fralda dos bebês sobre qualquer superfície graças ao revestimento da peça em cortiça e burel e ainda o contentor revestido para acomodar todos os produtos de higiene do bebê. Foi com este projeto que ela conquistou o prémio de empreendedorismo em Hong Kong em 2014.
Hoje, Paula Falcão trabalha no seu atelier em Setúbal e tem desenhado diversas malas ultra versáteis, com várias funções e estilos, utilizando sempre a cortiça conjugada com peles, burel e outors materiais leves e flexíveis.
Outra história de empreendedorismo, mas na vertente social, é a que contou a brasileira Nilzete Pacheco, presidente da Associação Lusofonia Cultura e Cidadania (ALCC), conselheira para o Consulado Brasileiro em Lisboa e mentora do Projecto Ameixoeira Criativa, que já conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, através do departamento social.
«A ideia foi criar um espaço onde as mulheres do bairro de Ameixoeira pudessem encontrar apoio, formação, convívio e uma oportunidade de trabalho. Criámos uma marca social de costura, com o reaproveitamento de têxtil que é processado em estampagem natural. O projeto chama-se Com Ponto e será lançado em Junho com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.»
Vinculada a projetos de solidariedade desde a infância, acompanhando a mãe que já se dedicava à esta atividade, Nilzete chegou a Portugal com 29 anos depois de casar-se com um português do Alentejo e logo voluntariou-se para o tratamento de idosos em Évora. Depois ainda prestou ajuda a uma associação de cegos e para uma associação aficana.
«Minha família é numerosa, 14 filhos, e minha mãe ainda assim sempre encontrou tempo para trabalhar como voluntária em projetos de solidariedade em Brasília, especialmente com as comunidades portuguesas locais, pois meu pai nasceu em Portugal e foi para o Brasil com 2 anos de idade. Então esta ligação com Portugal já existia desde cedo na nossa família.», contou ela que estudou teatro em Brasília e São Paulo, trabalhou na televisão brasileira e em eventos e hotelaria.

Uma mensagem especial de beleza
Denise Ferrandini, responsável pela Clínica Estética e Estética Médica, uma clínica multidisciplinar, partilhou uma mensagem especial com as mulheres presentes dando dicas sobre a importância da limpeza diária da pela do rosto, pela manhã e à noite, e a exfoliação semanal do rosto.
Formada em Gestão nos Estados Unidos, mas sempre apaixonada pela área da estética, Denise concluiu o curso de Aesthetic and Cosmetology pela Vidal Sasson Academy em Santa Monica, na Califórnia, seguindo-se uma Pós-Graduação em Cosmetologia através da consagrada empresa Portuguesa 3D Farma em colaboração com a IBRAPE de São Paulo no Brasil.
Trabalhou então no Michel&Jonh Aesthetic and Plastic Surgery Clinic em Beverly Hills, California, como Master Aesthetician dando apoio ao sector de pós-operatório durante cinco anos.
Quando veio para Portugal iniciou sua actividade como empresária na área de Estética e Cosmiatria, começando a trabalhar na Isabel Queirós do Vale, em Cascais, colaborando mais tarde com o IMC – Instituto Médico de Cascais, onde trabalhou durante mais de 10 anos. Membro da Associação Portuguesa de Esteticismo, há oito anos Denise Ferrandini está à frente da clínica que leva seu nome, uma clínica multidisciplinar, centrada na área de estética e estética-médica.

Business Brunch, sorteios e networking
Um brunch especial aguardava as convidadas com produtos da Délifrance e Chocolate Daniel’s numa sala especial no Hotel Inspira e a oportunidade de se encontrarem num ambiente informal e trocarem impressões e experiências foi o mote nas horas seguintes.
Em conversas animadas regadas por um bom espumante, as empresárias e empreendedoras participaram também em sorteios nos quais foram distribuídos um relógio, um conjunto de colar e pulseira da marca Fóssil para a feliz vencedora Sonia Guimaro, consultora de viagem e planeadora de eventos, que esteve pela segunda vez numa reunião da comunidade Adoro.Ser.Mulher, e também produtos de beleza da Clínica de Estética Denise Ferrandini.
A tarde passou entre sorrisos e partilhas, muitos contactos profissionais, num networking eficaz para todas as empreendedoras presentes que também puderam ver em detalhes o trabalho de Paula Falcão, que apresentou a coleção de malas em cortiça e burel desenhadas por ela.
À saída do evento, as colaboradoras da Adoro.Ser.Mulher distribuíram gift bags com produtos de alguns dos patrocinadores – Délifrance, Chocolate Daniel’s, Clínica Denise Ferrandini – e ao fim do dia Ana Cláudia Vaz confessava seu contentamento pela presença de todas as empresárias no evento. «Estou exausta mas estou muito feliz.»

3 COMENTÁRIOS

  1. Если честно удивлена тем, что Билайн так низко пал. МТС считала самым крутым брендом сотовой связи до ребрендинга, а после того как они поменяли стратегию самой дорогой и качественной связи и сменили символ, они все меньше и меньше мне нравятся. Пустившись в народные массы они потеряли на качестве связи существенно.
    imitazione serpenti bulgari [url=http://www.topbulgari.net/it/bulgari-serpenti-tubogas-35mm-acciaio-orologio-di-lusso-con-diamanti-sp35c6sds1t-p-221.html]imitazione serpenti bulgari[/url]

Comments are closed.