Velejadores mirins fazem preparação para regata Volvo Academy

0
124

ANI

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itajaí que participam do programa “Navegando pela Cidadania” fazem preparação para regata Volvo Academy. Estes Velejadores mirins treinam nesta sexta,27, no Saco da Fazenda para mini regata da Itajaí Stopover.

Edição: Adilson Pacheco
Fonte: SecomPMI
Post:26/03-19:41

Nesta sexta-feira (27), às 14h30, velejadores mirins irão fazer uma espécie de “aquecimento” para a Volvo Academy, competição realizada em todas as paradas da Volvo Ocean Race com crianças e adolescentes. Participam do treino, no Saco da Fazenda, 40 crianças.
Com o objetivo de promover o primeiro contato dos velejadores mirins locais com o esporte, uma mini regata organizada pela Volvo Ocean Race com o apoio da Federação Internacional de Vela (ISAF) e da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) é realizada em cada cidade que recebe o evento náutico. Em Itajaí, não é diferente. A edição de 2015 da Volvo Academy será realizada nos dias 11 e 12 de abril, no Saco da Fazenda.
Em 2012, para muitos foi o primeiro contato com a vela e o ambiente náutico, para outros, significou o incentivo que faltava para aderirem de vez ao esporte e passar a praticá-lo em alto rendimento. Dentre eles, está Alexandre dos Santos, de 15 anos. Ele começou a velejar em regatas-mirins na Baía Afonso Wippel, o Saco da Fazenda, e hoje integra a equipe de vela de monotipos da ANI(Associação Náutica de Itajaí), além de ser o mais novo tripulante do principal time de vela oceânica da cidade, o Itajaí Sailing Team.
Alexandre, assim como a maioria dos colegas de equipe, começou a velejar em 2012, durante as regatas do programa Volvo Academy – uma parceria entre o Município, a própria associação náutica e a organização da Volvo Ocean Race. De lá para cá, a experiência de velejar – a princípio como uma atividade de lazer – ganhou forma e os reflexos apareceram em forma de resultado em competições.
Depois da Volvo Academy, os velejadores participaram do projeto “Navegando pela Cidadania”, que proporciona às estudantes da Rede Municipal de Educação o contato com a cultura náutica. Em seguida, parte dos alunos, entre eles o próprio Alexandre, passou a integrar o time de optimist da ANI, classe de barco considerada a categoria de base da vela e que já revelou atletas olímpicos como Robert Scheidt e o velejador catarinense que disputa a Volvo Ocean Race, André Fonseca (Bochecha).
Em três anos de atuação, a equipe de vela da ANI(Associação Náutica de Itajaí) conquistou títulos como o 1º lugar no Encontro Internacional de Optimist, realizado em Buenos Aires, na Argentina, em 2013, e os troféus de 1º e 2º lugares nas categorias geral e masculino no Campeonato Sul Brasileiro de Optimist de 2013, além de acumular pódios nas etapas do Campeonato Estadual de Optimist entre 2012 e 2014 e de participar de regatas como a Copa Mais Brasil – Extreme Sailing de Monotipos em 2013.