Itajaí Stopover: rede de solidariedade da competição, e o ciclo de palestras “Construindo um mundo

0
121

Pessoas que, através de pequenos ou grandes gestos, fazem a sua parte para melhorar a realidade onde vivem estão por toda a parte. Algumas delas passam a ser conhecidas dentro e fora do país, enquanto outras permanecem no anonimato, embora o papel de ambas seja fundamental para a evolução da humanidade. A Itajaí Stopover pretende reunir parte desses dois grupos em um único lugar, a Vila da Regata durante a Volvo Ocean Race. Para isso, lança dois programas paralelos: o VIP Solidário, maior rede de solidariedade da competição, e o ciclo de palestras “Construindo um mundo melhor”, que contará com nomes de peso como Joaquim Barbosa, Lars Grael, Oscar Schmidt e André (Bochecha) Fonseca.
A iniciativa conta com o apoio do Município de Itajaí, SEMASA, AMFRI, Município de Itapema, UNIVALI, Câmara de Vereadores de Itajaí, APM Terminals, Portonave e Volvo Ocean Race.
O VIP Solidário, lançado por Itajaí na primeira passagem da regata pela cidade, terá sua terceira edição na Itajaí Stopover com 16 instituições beneficiadas. O projeto é uma forma de estimular o público que participa do evento a fazer doações para entidades da região. Além do gesto de solidariedade, as pessoas “VIP Solidárias” têm direito a uma série de benefícios. Entre eles, 20 lugares garantidos para os primeiros que se apresentarem durante o ciclo de palestras “Construindo um mundo melhor” (outra novidade desta edição).
A cidade é a única das paradas da competição que promove um programa com tamanha abrangência. “A gente pode não ter a beleza de Abu Dhabi ou o charme da França, mas temos a comunidade mais engajada de toda a Volta ao Mundo”, afirma o presidente do Comitê Central Organizador, Alexandre Santos. Ele faz referência à tamanha adesão que o programa lançado por Itajaí teve em 2012, despertando o interesse da própria Volvo Ocean Race em repetir a ação em outras cidades que recebem a regata.
Se você aderir ao projeto e se tornar um VIP Solidário da Itajaí Stopover, terá automaticamente direito de entrar pela fila preferencial no Planetário, na atração “Another Day at the Office” e 10% de desconto nos produtos comprados na Loja do Itajaí Stopover. Os benefícios, no entanto, não param por aí. Durante o evento, serão sorteados para todos os participantes do VIP Solidário os seguintes prêmios:
– Dois voos de helicóptero;
– Vinte passeios no veleiro Amazonas III;
– Um bilhete aéreo de ida e volta para a cidade de Lisboa / Data: 03/06/2015 a 09/06/2015 – Classe econômica (sem hospedagem);
– Quatro convites para o barco de hospitalidade para Pro AM Race;
– Quatro convites para o barco de hospitalidade para a In Port Race;
– Quatro convites para o jantar de recepção da Cidade;
– Quatro convites para o jantar de premiação da etapa Auckland;
– Dez passaportes para o Parque Beto Carrero World;
– Uma viagem de cruzeiro com acompanhante pela costa brasileira.
Para se tornar um Vip Solidário, o participante deve fazer sua doação e retirar a credencial entre os dias 23 de março e 02 de abril, no átrio da Prefeitura de Itajaí, de segunda à sexta-feira, entre 13h e 19h. O valor da doação foi mantido o mesmo da primeira edição: R$ 25,00. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para as entidades participantes.

tituições beneficiadas pelo VIP Solidário
Quem se tornar um VIP Solidário poderá destinar sua doação para uma das 15 entidades participantes: Associação dos Deficientes Físicos da Foz do Rio Itajaí (ADEFI), Associação dos Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR), Associação de Apoio às Famílias com Hanseníase (AFH), Associação Itajaiense de Proteção aos Animais (AIPRA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Portadores de Artrite do Vale do Itajaí (APAVI), Associação Madre Tereza, Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, Asilo Dom Bosco, Associação das Voluntárias pela Infância Saudável (AVISA), CIEP Vovó Biquinha, Combemi, Lar Fabiano de Cristo, ADACO/OFEARTE, Rotarys e Lions e a Associação Educacional Humanity.

Vem aí, “Construindo um mundo melhor”
Joaquim Barbosa, Lars Grael, Oscar Schmidt e André (Bochecha) Fonseca são alguns dos palestrantes do “Construindo um mundo melhor”, ciclo de palestras que acontecerá entre os dias 06 e 18 de abril, na Vila da Regata. E o time vai além, o grupo de palestrantes abordará assuntos que vão desde sustentabilidade, passando por comunicação, cultura e economia até sobre depoimentos de pessoas que já deram a volta ao mundo em um barco, seja competindo, ou simplesmente trocando experiências com diferentes povos. Todas as palestras serão no auditório do Centreventos, a partir das 19h.
Confira a programação completa do ciclo de palestras “Construindo um mundo melhor” da Itajaí Stopover – Volvo Ocean Race:
Segunda-feira, 06 de abril
Porto de Itajaí apresenta:
“Nós vamos balançar você”
Palestrantes: Studio de dança Mery Rosa e repertório do Grupo Queen

Terça-feira, 07 de abril
Município de Itajaí apresenta:
“O papel das redes sociais na relação entre o poder público e a comunidade”
Palestra e mesa redonda: Case de sucesso da Prefeitura de Curitiba, com Taís Russo e Camila Braga e convidados

Quarta-feira, 08 de abril
Semasa apresenta:
“Sustentabilidade como fator de crescimento”
Palestrantes: Guido Petinelli e Gabriel Ferraz
Mesa-redonda: Palestrantes e convidados

Quinta-feira, 09 de abril
Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) apresenta:
“Turismo como foco no desenvolvimento”
Palestrante: Geninho Goes
Mesa-redonda: Palestrante e convidados

Sexta-feira, 10 de abril
Município de Itapema apresenta:
“Superação – Viver é como velejar, vale vencer”
Palestrante: Velejador Lars Grael

Sábado e Domingo, 11 e 12 de abril, às 19h30
Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apresenta:
Festival Universitário de Dança

Segunda-feira, 13 de abril
Câmara de Vereadores de Itajaí apresenta:
“Ética e administração”
Palestrante: Joaquim Barbosa, ex-Presidente do Supremo tribunal Federal do Brasil

Terça-feira, 14 de abril
APM Terminals apresenta:
“Desafio em alto-mar”
Palestrante: Velejador e Padrinho da Itajaí Stopover André (Bochecha) Fonseca e velejadora Izabel Pimentel (Lançamento do livro “Águas vermelhas”)

Quarta-feira, 15 de abril
Câmara de Vereadores de Itajaí apresenta:
“Qualidade de gestão e a nova economia”
Palestrante: Luiz Felipe d’Ávila – Diretor-Presidente do Centro de Liderança Pública (CLP)
Mesa-redonda: Palestrante e convidados, mediada por Paulo Bornhausen

Quinta-feira, 16 de abril
Volvo Ocean Race apresenta:
Lançamento do documentário e do livro “Mar me quer”, da autora Isabella Nicolas, e apresentação do documentário “Senhores do vento”, sobre a participação do único barco brasileiro na historia da Volvo Ocean Race.

Sexta-feira, 17 de abril
Câmara de Vereadores de Itajaí apresenta:
“Lições de vida”
Palestrante: Ex-jogador Oscar Schmidt

Sábado, 18 de abril
Porto de Itajaí apresenta às 17h:
Espetáculo “Viva Música” – Apresentação dos alunos do Laboratório da Música
Portonave apresenta às 19h:
Exibição do documentário “Feito torto pra ficar direito”
Tema: Barcos tradicionais do Brasil