Jandir Bellini foi recebido pelo prefeito de Auckland e pelo CEO da Volta ao Mundo

0
283

Prefeito de Itajaí participa de cerimônia da Volvo Ocean Race na Nova Zelândia_45071-Fotógrafo(a) - Isaac Orcino
Prefeito de Itajaí participa de cerimônia da Volvo Ocean Race na Nova Zelândia
Jandir Bellini foi recebido pelo prefeito de Auckland e pelo CEO da Volta ao Mundo

Os barcos nem largaram ainda, mas Itajaí já começa a entrar no clima da Volvo Ocean Race a partir deste fim de semana. Dando continuidade à agenda de atividades na Nova Zelândia, o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, esteve reunido em uma cerimônia com o prefeito de Auckland, cidade-sede do evento na Oceania e com o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad. A cerimônia faz parte do protoloco de despedida da regata pelo continente.

Prefeito de Itajaí participa de cerimônia da Volvo Ocean Race na Nova Zelândia_45071-Fotógrafo(a) - Isaac Orcino

Prefeito de Itajaí participa de cerimônia da Volvo Ocean Race na Nova Zelândia_45070-Fotógrafo(a) - Murilo José

O prefeito neozelandês, Len Brown, recepcionou Jandir Bellini e, simbolicamente, passou o bastão do evento para Itajaí, próxima parada da competição. “Estamos preparados mais uma vez. Itajaí gosta de desafios e estamos aguardando, é claro, com muita ansiedade”, disse Bellini.

A aproximação entre os representantes das duas cidades, no entanto, vai além da continuação da corrida, é também uma forma de estreitar laços entre Itajaí e Auckland. A ex-capital da Nova Zelândia é o principal centro financeiro e econômico do país e uma das portas de entrada para o comércio na Oceania. A cidade abriga dezenas de estaleiros e marinas e boa parte de sua economia é voltada para as atividades náuticas.
Para o prefeito de Auckland, a aproximação e a troca de experiência com Sanya, cidade chinesa sede da etapa anterior, contribuiu ainda mais para futuras relações no mercado internacional. Agora, é a vez de Itajaí estreitar laços com a cidade. Antes de participarem da cerimônia no fim de semana, Jandir Bellini e o prefeito neozelandês ainda se reuniram em um jantar na sexta-feira (13).

Prefeito de Itajaí participa de cerimônia da Volvo Ocean Race na Nova Zelândia_45069-Fotógrafo(a) - Murilo José

Já o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, lembrou que na edição passada ninguém conhecia Itajaí e o sucesso do evento fez com que os velejadores, equipe e imprensa, ficassem ansiosos por voltar à Itajaí: ”Nós adoramos o clima e a recepção dos moradores de Santa Catarina e, em especial, de Itajaí, e estamos com muita expectativa de uma grande festa quando os veleiros chegarem a cidade”, comentou.

Para selar o encontro, os prefeitos trocaram presentes das duas paradas. Auckland foi presenteada com uma obra da artista itajaiense Lindinalva Deóla da Silva. Uma pintura em aquarela sobre a temática das regatas na cidade catarinense. Já o prefeito Jandir Bellini trará para o Brasil a réplica de uma embarcação inspirada nos moldes da construção naval neozelandesa.

Volvo Ocean Race 2014-15 - Auckland  - New Zealand Herald In-Port Race
Largada adiada
As seis equipes que disputam a competição, Dongfeng Race Team, Abu Dhabi Ocean Racing, Team Brunel, Team Alvimedica, Mapfre e Team SCA, têm previsão de chegarem a Itajaí na primeira semana de abril. A largada, que deveria acontecer neste fim de semana, precisou ser transferida para quinta-feira (19), mas ainda poderá ser prorrogada ou antecipada, devido ao Ciclone “Pam” que atinge o Sul do Oceano Pacífico. Para a segurança dos velejadores, a direção de prova aguarda novos boletins meteorológicos antes de definir quando a competição será retomada.
A Vila da Regata da Itajaí Stopover estará aberta entre os dias 3 e 10 de abril com diversas atrações. Música, apresentações culturais, gastronomia, feira de negócios e várias atividades prometem agitar a cidade durante a passagem da regata no Brasil. A projeção do Comitê Central Organizador é de que mais de 350 mil pessoas visitem o local durante os dias de evento, uma marca que supera em mais de 50 mil visitantes a edição de 2012.