Economia Solidária de Itajaí é modelo na região

0
150

Itajaí foi a primeira cidade da região a firmar convênio com o programa SENAES do Ministério do Trabalho e Emprego. O programa visa desenvolver a geração de trabalho e renda, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento justo e solidário.

Na cidade as ações são realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda e têm o apoio da Univali. A cidade é referência na região. O Centro Público de Economia Solidária (CEPESI) – espaço de divulgação e comercialização de produtos e serviços de empreendimentos de autogestão e cooperativas – primeiro do país e modelo. Além disso, possui uma Diretoria de Apoio ao Pequeno Empreendedor e Economia Solidária.
Para melhorar ainda mais os trabalhos fomentados aqui, o primeiro semestre de 2015 foi de capacitação e planejamento. Em fevereiro, foi realizado na cidade o Fórum Litorâneo que fez uma análise de conjuntura sobre o cenário econômico brasileiro previsto para este ano, e de que forma irá refletir na economia solidária. A meta é criar mecanismos para diminuírem os impactos no setor.
Também em fevereiro, a SEDEER participou da 1ª Oficina de Formação e Apoio à Assessoria Técnica em Economia Solidária, em Florianópolis. O encontro foi para capacitação técnica de gestores em economia solidária. No dia 20 de março será realizada a segunda oficina, quando começarão a serem colocados em prática os temas discutidos.
Outra ação implantada no primeiro bimestre, é com relação à Feira EcoSolidária. A partir de agora, ela será realizada mensalmente na Univali, em frente à Biblioteca Central do Campus Itajaí, das 9h às 21h.