Coluna: Adilson Pacheco

0
264

fotos  pagina 2

Itajaí poderá fazer a grande diferença com um barco nacional
Post/13/2015
Itajaí Sailing Team – uma proposta de projeto para criar o segundo barco brasileiro a participar da Volvo Ocean Race. Bem, este é uma ideia que está sendo desenvolvida pelo presidente da Stopover Itajaí, Alexandre Santos. O time do Sailing não brincam em serviço, e tem se destacado e vencido competições realizadas pelo Iate Clube de Santa Catarina e a tradicional Regata Caras em Angra dos Reis, mas tem ainda uma vasta agenda de participação em eventos náutico no Brasil ao longo do ano. Itajaí poderá fazer a grande diferença com um barco nacional e se consolidar como grande polo náutico internacional.

fotos  pagina 3
Itajaí Stopover: Charles Caudrelier

O velejador Charles Caudrelier tem o Brasil como amuleto de sorte. Nos últimos dois anos, o francês, que acaba de assumir o comando do barco chinês Dongfeng na Volvo Ocean Race, conquistou resultados expressivos na vela oceânica internacional, como os títulos da Volta ao Mundo de 2011-12 com o Groupama e da Transat Jacques Vabre 2013 com o Edmond de Rothschild. As duas competições passaram por Itajaí (SC).
“Tenho um carinho especial pelo Brasil e por Itajaí. Acredito que a passagem pelo país pode ter sido a chave para ser contratado como comandante do Dongfeng Race Team”, disse Charles Caudrelier, que voltará ao Brasil em 2015 na Volvo Ocean Race liderando o moderno veleiro de 65 pés. A regata começa em 4 de outubro de 2014, com a In-Port Race de Alicante, na Espanha e terá, ao todo, 38.739 milhas náuticas de distância.

fotos  pagina 4
Portal de barco

Os sócios Fundadores Norman Macpherson e Thomas Low Beer juntaram o gosto pelo mar e navegação e criaram o Navegue Temporada (www.naveguetemporada.com.br, em Niterói/RJ,
O Navegue Temporada é o primeiro porta de busca do Brasil exclusivo para aluguel de barcos. Segundo os sócios, em um só site, o interessado pode encontrar uma variedade incrível de barcos para passear, seja por uma tarde, um dia ou até mesmo. Por meses, nos principais destinos náuticos do Brasil e do Mundo.

fotos  pagina 5
Bichos e Coisas do Saco da Fazenda

Bichos e Coisas do Saco da Fazenda: Esta exposição é um sonho antigo do poeta-fotógrafo João da Cruz Ramos Filho, natural de Paço do Lumiar – MA, radicado em Itajaí – SC desde 1981, mais conhecido como J.C. Ramos Filho. JC por conta de seu projeto Camisinha Poética, referência mundial no auxílio a campanhas de combate à AIDS e às DST.
Em 1981 o poeta elegeu a Beira Rio como um dos locais mais intrigantes da cidade, “o seu pequeno pantanal”, como costuma dizer. E agora ele apresenta uma pequena, mas significativa amostra de 20 fotos de seu acervo.
Na sua visão de poeta e amante da fotografia, esta exposição é um verdadeiro hino à natureza. As imagens revelam um olhar curioso e sensível diante de animais e objetos singulares que ele encontra naquelas margens lamacentas do Rio Itajaí-açu.
Bichos que traduzem a vida que resiste à poluição e à indiferença humana. Coisas que denunciam a falta de consciência ecológica e se incorporam à paisagem degradada. São os Bichos e Coisas do Saco da Fazenda.