Seletiva Nacional de Vela para o Mundial de Optimist começa nessa quarta-feira, em Florianópolis

0
130
Após a passagem dos principais veleiros oceânicos por Florianópolis em fevereiro, durante as disputas do Circuito Oceânico, neste mês de março será vez dos monotipos serem o centro das atenções na raia de Jurerê. A partir dessa quarta-feira, 11, até o próximo sábado, 14, mais de cem velejadores de todo Brasil disputam o Campeonato Sul-Brasileiro, que será a Seletiva Nacional de Vela para o Mundial de Optimist.
Edição- Adilson Pacheco
Fonte: Danilo Cabloco
Post:10/3/-20:56

Devido à importância da competição, os principais competidores da Classe Optimist estarão em Florianópolis. A seletiva nacional apontará os cinco classificados para o mundial da classe, que acontece em Kamien Pormorski, na Polônia, entre os dias 25 de agosto e 05 de setembro.
“A seletiva é um campeonato muito importante. Os atletas que estarão aqui não disputam somente o título Sub-Brasileiro, mas sim uma vaga no Mundial, que é um evento fechado. Apenas os cinco melhores atletas de cada país estarão na Polônia e isso torna essa competição muito importante”, explica Ricardo Navarro, presidente da Comissão de Regatas.
Para selecionar os cinco atletas melhores ranqueados, a Confederação Brasileira adota um sistema de pontuação quem inclui as doze regatas disputadas no Brasileiro do Rio de Janeiro e mais as doze regatas do Sul-Brasileiro. “É como se estivéssemos na metade da competição a partir de agora. A soma dos vinte e quatro resultados, sendo doze de cada campeonato, com apenas quatro descartes formarão a equipe brasileira. Dessa forma, nenhum atleta está garantido, pois é preciso ir bem nos dois campeonatos para assegurar vaga”, salienta Navarro.
É importante lembrar que a Classe Optimist é a porta de entrada para os velejadores no esporte. Dessa forma, os novos talentos do Brasil estarão em Florianópolis mostrando a força da vela jovem brasileira.