Angra dos Reis: Itajaí Sailing Team participa dia 21 da Regata Ilha de Caras

1
213

Itajaí Sailing Team participa no dia 21 de fevereiro, em Angra dos Reis, da Regata Ilha de Caras, que totaliza seis milhas náuticas. A competição acontece na Baía da Ilha Grande.
Edição- Adilson Pacheco
Fonte: SecomPMI
Post: 10/02-20:33


A equipe Itajaí Sailing Team, que disputará o Calendário Brasileiro da Vela 2015 a bordo o veleiro Mano’s Champ, garantiu para Itajaí o Troféu Fita Azul (nome dado à premiação ao primeiro colocado) por vencer a prova de percurso longo – 34 milhas náuticas – na primeira etapa do XXVIº Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, que aconteceu em Florianópolis, de 04 a 07 de fevereiro.
Com grande valor entre os adeptos da vela, o Troféu Fita Azul é itinerante, ou seja, fica um ano em posse de cada equipe vencedora. Em Itajaí o troféu foi entregue ao Prefeito Jandir Bellini na tarde desta terça-feira (10), e ficará exposto no Paço Municipal.
Trata-se de um troféu transitório criado em 2006, para homenagear o Velejador Internacional Anibal Horácio Carabelli, que faleceu no ano de 2002, num acidente trágico na BR 101, ao retornar de uma regata Santos-Rio. O velejador foi sócio e conselheiro do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC) e em rua carreira reuniu vários títulos Brasileiros e Intencionais. Também participou de importantes regatas, a exemplo da Admiral’s Cup e Buenos Aires/Rio de Janeiro.
Além de uma brilhante carreira, Aníbal deixou um importante legado para a vela Brasileira: seu filho Horácio Carabelli. Horácio, que na última edição da Volvo Ocean Race foi técnico da equipe da Telefònica, também participou como velejador por três vezes da regata de volta ao mundo e America’s Cup. Hoje, Horácio Carabelli é engenheiro da Equipe Prada da America’s Cup.
A regata do último fim de semana, além de significar a estreia da equipe que representa Itajaí em uma competição oficial, foi também a primeira experiência em uma corrida em barco tipo oceano do velejador de apenas 15 anos, Alexandre Souza. O atleta faz parte da equipe de vela de rendimento de Itajaí na classe optimist (na qual se veleja sozinho) e é o integrante mais novo da tripulação formada por 11 marinheiros do Itajaí Sailing Team.
Alexandre começou a velejar na primeira edição da Volvo Academy, clínica de vela voltada a crianças da região durante a edição 2011/2012 da Volvo Ocean Race. No ano seguinte, ele passou a fazer parte do programa “Navegando pela Cidadania”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Associação Náutica de Itajaí (ANI) no contra-turno escolar. Hoje, o esportista é financiado pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) como atleta de rendimento e, no ano que vem, fará a sua transição para a classe snipe, principal formadora de esportistas olímpicos no Brasil.
A participação da equipe Itajaí Sailing Team no XXVIº Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina é patrocinado pela APM Terminals Itajaí e Anasol, por meio da Federação de Iatismo de Santa Catarina – Feisc, e da Associação Itajaiense de Incentivo ao Esporte. Cerca de 30 equipes participaram das disputas.
Regata Ilha de Caras
A próxima disputa do Itajaí Sailing Team acontece no dia 21 de fevereiro, em Angra dos Reis, na Regata Ilha de Caras, que totaliza seis milhas náuticas. Já tradicional no Calendário Brasileiro de Vela, a Regata Ilha de Caras reúne anualmente mais de 100 veleiros, incluindo grandes nomes da vela brasileira. Na edição passada, foram quase 800 velejadores participando. A competição acontece na Baía da Ilha Grande.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.