Veleiro Itajaí Sailing Team participa do XXVIº Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina

0
184
“A ideia de criar o Itajaí Sailing Team deve marcar Itajaí como grande polo náutico do Brasil. É a primeira vez na história que a cidade tem um barco de regata exclusivo para representá-la em um calendário nacional”, explica o estrategista da equipe, Alexandre Antonio dos Santos.

Edição- Adilson Pacheco
Fonte: Joca Baggio
Post>02/02- 13:22
No ano em que o Brasil completa 10 anos da primeira participação na regata Volvo Ocean Race, com o barco Brasil. E nesta edição que tem a participação de um catarinense, André Fonseca, Bochecha na tripulaçao do barco espanhol Mapfre. Itajaí realiza o sonho de ter um barco de competição e participa do Calendário Brasileiro de Vela, com a equipe Itajaí Sailing Team e o veleiro Mano’s Champ. Com isso a município continuidade ao projeto de resgatar a atividade náutica, que foi bastante presente no passado com os clubes náuticos e teve início com a parada da regata Volvo Ocean Race em Itajaí nos ano de 2011. Legado que foi reforçado com a parada da regata francesa Transat Jacques Vabre, em 2013, e com o retorno das duas regatas neste ano, em abril e novembro.
“A ideia de criar o Itajaí Sailing Team deve marcar Itajaí como grande polo náutico do Brasil. É a primeira vez na história que a cidade tem um barco de regata exclusivo para representá-la em um calendário nacional”, explica o estrategista da equipe, Alexandre Antonio dos Santos. O projeto é patrocinado pela APM Terminals Itajaí e Anasol, por meio da Federação de Iatismo de Santa Catarina – Feisc, e da Associação Itajaiense de Incentivo ao Esporte.
A primeira participação do Itajaí Sailing Team será no XXVIº Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, que acontece em Florianópolis, de 04 a 07 de fevereiro,promovida pela Iate Clube de Santa Catarina. “Essa é uma das competições mais importantes da vela no Brasil, onde grandes competidores se reúnem, se confraternizam e divulgam o Estado em circuitos realizados em todo o País e é considerado a abertura da temporada nacional”, diz Marcelo Gusmão, timoneiro do Mano’s Champ/Itajaí Sailing Team.
Além de Gusmão e Santos, fazem parte da equipe Cláudio Copello (runner), Orlando França (trimmer), Avelino Álvares (comandante), Alexandre Back (trimmer vela grande e tático), Guilherme Rupp (trimmer genoa e balão e tático), Ricardo Carvalho (secretario), Fabiano Vitorino (1º proeiro) e André Baranowski (2º proeiro).
Também fará parte da equipe o adolescente Alexandre de Souza Filho, de 14 anos, indicado pela Associação Náutica de Itajaí (ANI). “Toda a tripulação é composta por velejadores de Itajaí e Florianópolis”, diz Santos.