Regata Armação: Uma regata entre amigos atrai 48 velejadores

0
123

Um destaque especial para os oito barcos da categoria Shellback que participaram da Regata Armação, os barcos foram fabricados pelos estudantes da ANI, Associação Náutica de Itajaí que participam da Oficina de Construção Naval Amadora.

 
Adilson Pacheco
Editor&Foto
Post:27/01-19:47
A região norte de Santa Catarina vem obtendo um grande desenvolvimento no esporte naútico. A vasta agenda regionalizada desenvolvida pelo Ranking Norte Catarinense de Monotipos, demostra a preocupação   dos desportistas e empresários na evolução deste tipo de esporte.   O primeiro evento de 2015 ocorreu na praia da Armação, no dia 17, sábado e foi realizado e patrocinado pelo velejador e empresário de Joinville, Hélio Schutzer. O evento que marca a primeira etapa do campeonato náutico norte catarinense desenvolvida pelo Ranking Norte Catarinense de Monotipos bateu seu recorde com 48 veleiros inscritos
O clima do início ao final da regata era mais um encontro de amigos do que uma competitiva disputa pelas primeiras posições. “Este evento é somente um encontro de amigos, vão conversando e se tem barco participa” disse o empresário Hélio Schutzer. Ele relata que o evento já vem ocorrendo havia 20 anos. “Nasceu de um grupos de amigos e foi acontecendo” conclui.
Uma regata cheia de atrativos e novidade como participação do menino Lucas companheiro de embarcação do Robertão e foram vencedores na categoria que participavam. Um destaque especial para os oito barcos da categoria Shellback, os barcos foram fabricados pelos estudantes da ANI, Associação Náutica de Itajaí que participam da Oficina de Construção Naval Amadora.
“Participo deste eventos há anos e um grande encontro de amigos que gostam de velejar” afirma Sergio Pries. Ela conta que participou da equipe de terra do Barco Groupama, na primeira edição da Volvo Ocean Race. Sérgio vive a indústria  náutica grande parte de seu dia, afinal ele trabalha na unidade da italiana Azimut, situada em Itajaí.
Navegantes tem uma associação náutica, a ANNA, Associação Náutica de Navegantes – presidia pelo Mauro Vicente Calderaro, durante a feijoada na casa de praia do Hélio Schutzer – ele relatou os desafios que enfrenta para desenvolver atividades na instituição. Sem entrar ainda no mérito – o quadro é chocante.

Calendário do campeonato náutico norte Catarinense
A próxima regata ocorre em Barra Velha, no dia 7 de fevereiro. Já a seguinte em Zimbros no dia 7 de março; Itacolomi – Penha recebe no dia 28 de março; Porto Belo tem regata nos dias 11-12 de abril; JIC recebe uma edição no dia 16 de maio; uma outra edição em Porto Belo no dia 27 de junho; uma segunda edição no JIC no dia 29 de agosto; Barra do Sul no dia 19 de setembro; Armação volta ter uma segunda edição no dia 10 de outubro; uma terceira edição Porto Belo no dia 14 de novembro; a última ocorre na Marinha – São Francisco do Sul no dia 5 de dezembro