Prontos para mais um desafio

0
116

AlexandreProntos para mais um desafio

Alexandre Antonio dos Santos
presidente do Comitê Central Organizador do Itajaí Stopover

Depois dos estrondosos sucessos que foram a passagem da Volvo Ocean Race por Itajaí no ano de 2012 e a chegada da regata Transat Jacques Vabre no ano passado, Itajaí se prepara mais uma vez, não só para repetir, mas para ampliar o sucesso desses dois grandes eventos internacionais. Nesse contexto, o Comitê Central Organizador vem se profissionalizando cada vez mais para sediar novamente os dois grandes eventos náuticos, a edição 2014-15 da Volvo Ocean Race (VOR) e a 12ª edição da regata francesa. A VOR começou em 1973, quando a regata de volta ao mundo era conhecida como Whitbread Round the World Race. Já a Transat Jacques Vabre teve sua primeira edição em 1993, partindo de Le Havre para Cartagena, na Colômbia.
Para nós, itajaienses e catarinenses, a VOR teve início apenas em 2011, quando partiu da cidade espanhola de Alicante tendo Itajaí incluída em sua rota, e desembarcou no município catarinense em abril de 2012. Com relação a Transat Jacques Vabre, Itajaí foi incluída oficialmente na rota da regata do café em dezembro de 2012, quando a organização fez o anúncio oficial no Salão de Paris. Fato que foi repetido no último dia 06 de dezembro.
Itajaí foi escolhida para sediar as novas edições das regatas, que serão realizadas em abril e dezembro de 2015, devido ao sucesso das edições anteriores. E em 2015 não será diferente. Até porque as paradas das duas regatas em Itajaí acontecem entre a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Ano em que não apenas Itajaí, mas as cidades da região e estado de Santa Catarina se transformarão em capitais nacionais de vela, sediando mais esses eventos náuticos internacionais. Inclusive, por duas edições consecutivas, Itajaí é a única cidade da América do Sul incluída nas rotas das regatas de volta ao mundo e do café.
A contagem regressiva já iniciou e os organizadores locais não têm poupado esforços para cumprir os rígidos cadernos de encargos. As listas de tarefas, por exemplo, contam com ações para garantir a facilidade de acesso e segurança do público, segurança e manobrabilidade das embarcações participantes. E estamos dando o melhor de nós para oferecer maior conforto e mais opções de entretenimento às mais de 600 mil pessoas que deverão visitar a Vila da Regata de Itajaí no próximo ano, possibilitar que nossa população e visitantes possam aproveitar ao máximo o belo espetáculo que são as duas regatas e também ver de perto os potentes veleiros e suas destemidas tripulações.