“O que Navegantes tem a ver com a Volvo Ocean Race – As lições de sustentabilidade para a cidade

0
145

O Comitê de Sustentabilidade da Volvo Ocean Race 2015 lançou, dia 28 de novembro, o Concurso de redação e desenho “Navegando na Sustentabilidade”, que vai premiar as melhores redações e desenhos sobre o tema: “O que Navegantes tem a ver com a Volvo Ocean Race – As lições de sustentabilidade para a cidade”sustentabilidade vor

Adilson Pacheco
Editor
Os sete barcos participantes da 12º Volvo Ocean Race chegam a Itajaí a partir de abril de 2015, mas a cidade que recebe pela segunda vez a regata volta ao undo jay eats se prepared para repetir o sucesso da edição anterior.
O Comitê de Sustentabilidade da Volvo Ocean Race 2015 lançou, dia 28 de novembro, o Concurso de redação e desenho “Navegando na Sustentabilidade”, que vai premiar as melhores redações e desenhos sobre o tema: “O que Navegantes tem a ver com a Volvo Ocean Race – As lições de sustentabilidade para a cidade”. Podem participar alunos do 1º ao 9º ano das escolas públicas e particulares de Navegantes.
Um programa semelhante de sustentabilidade também foi lançado em Itajaí e vai contar com a participação dos 30 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino da única parada da regata internacional na América Latina.
O objetivo é envolver os estudantes com o evento, que percorre 10 cidades mundiais desde outubro deste ano e chega a Itajaí no dia 4 de abril de 2015, onde permanece até dia 19 do mesmo mês. Os melhores trabalhos serão expostos em um jornal especial e os alunos vencedores poderão visitar os veleiros participantes da regata. As escolas com alunos vencedores também receberão a visita de velejadores para um bate-papo com os alunos.
Cada escola selecionará três desenhos ou redações para que esses trabalhos representem a instituição de ensino. Depois, um júri formado pelo Comitê de Sustentabilidade da Volvo escolhe os melhores trabalhos. Antônio Ayres dos Santos, Superintendente do Porto de Itajaí, afirma que a Volvo Ocean Race movimenta valores financeiros significativos e é muito importante para a região e seus moradores. “Todos precisam entender a importância da regata para a nossa região. A parada em Itajaí é a única na América Latina, é um evento histórico”, destaca.
Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente administrativo da Portonave, explica que o apoio do Terminal tem como foco o envolvimento dos alunos e professores com um dos eventos mais importantes para a região. “Os alunos levam para casa informações sobre a Volvo, aprendem como vivem os velejadores, como funcionam os barcos, como eles interagem com o meio ambiente. Essa cultura é multiplicada e acompanha os estudantes por toda a vida”, justifica Castilho.
Todas as escolas de Navegantes receberão o regulamento do concurso no início de 2015 e passarão por um dia de formação sobre os temas de sustentabilidade que podem ser desenvolvidos.
A edição da Volvo Ocean Race 2015 é patrocinada pela Portonave e APM Terminals.