Leandro ‘Mané’ Ferrari -“Temos pouquíssimas marinas com condições mínimas de funcionamento”

0
201

Apesar de louvável, a presença desta importante disputa em nosso estado não significa que estamos preparados com estruturas para as diversas benesses que a náutica pode nos trazer. Temos pouquíssimas marinas com condições mínimas de funcionamento, nossos águas são muito mal aproveitados para o mergulho e pesca, sem falar nos terminais de transatlânticos, que poderiam render muito, tanto para as comunidades quanto para o poder público.

……DSC01362

Leandro ‘Mané’ Ferrari –
presidente do GTT Náutico Catarinense e da Associação Catarinense de Marinas-Acatmar.
A Volvo Ocean Race, maior regata de volta ao mundo, novamente estará na nossa Itajaí, merecidamente pelo empenho dos envolvidos, tanto da iniciativa publica quanto privada, mostrando mais uma vez que a união é sempre a melhor alternativa para que possamos realizar algo. É sintomática a valorização do setor náutico em toda a nossa costa e a escolha de Itajaí valoriza ainda mais o litoral catarinense, um dos mais exuberantes do país e certamente com capacidade de ser transformado num destino turístico ainda mais acolhedor. As atividades na água, devidamente fomentadas, certamente trarão emprego, renda e muitos bons momentos a moradores e visitantes.
Apesar de louvável, a presença desta importante disputa em nosso estado não significa que estamos preparados com estruturas para as diversas benesses que a náutica pode nos trazer. Temos pouquíssimas marinas com condições mínimas de funcionamento, nossos águas são muito mal aproveitados para o mergulho e pesca, sem falar nos terminais de transatlânticos, que poderiam render muito, tanto para as comunidades quanto para o poder público. À frente do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico de SC, agora com uma cadeira em Brasília, e da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), estamos lutando para reverter este quadro.
Além de projetos oferecidos a prefeituras, da legalização de diversas marinas na Grande Florianópolis e do projeto Limpeza dos Mares, fomentamos junto ao Sebrae/SC a capacitação de micro e pequenas empresas do setor, que devem em breve ganhar mais conhecimento, novos negócios e, consequentemente, competitividade. Tanto empenho não é à toa, já que temos a certeza do sucesso das empreitadas, provado pelo público recorde que compareceu à edição 2011/2012 da Volvo Ocean Race – mais de 200 mil pessoas visitaram a Vila da Regata durante a parada brasileira, destacando também Itajaí pelas ações em prol do meio ambiente, que rendeu ao município o Certificado Volvo de Conscientização Ambiental.