Complexo Portuário movimenta 10,45 milhões de toneladas em 2014

0
180

……
O volume de cargas operadas no Porto de Itajaí e demais terminais que formam o Complexo Portuário do Itajaí-Açu atingiu a marca de 10,448 milhões de toneladas entre janeiro e outubro deste ano. O montante praticamente equipara-se ao movimentado em igual período do ano passado, de 10,466 milhões de toneladas. Já nos últimos 12 meses – novembro de 2013 a outubro de 2014 – as operações apresentaram crescimento de 2%, em comparação ao período novembro de 2012 a outubro de 2013. Somaram 12,595 milhões de toneladas, ante 12,290 milhões de toneladas.
Já com relação à movimentação das cargas conteinerizadas, as fortes chuvas que ocorreram no início de outubro e que contribuíram para a elevação do nível dos rios Itajaí e Itajaí-Mirim impactaram em moderada retração nas operações com esse tipo de carga. “As chuvas mais expressivas ocasionaram o aumento da correnteza e fizeram com que operássemos com restrições e, em alguns momentos, tivéssemos nossa barra fechada. Isso impactou em um recuo de 1% na movimentação de contêineres”, explica o diretor Executivo do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz.

Navio entrando na barra do rio Itajaí Açu (Foto:Adilson Pacheco)
Navio entrando na barra do rio Itajaí Açu (Foto:Adilson Pacheco)

Na movimentação total do complexo no segmento de cargas contêinerizadas no mês de outubro o Complexo Portuário operou 91,61 mil TEU’s (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés), elevando o acumulado dos dez primeiros meses do ano para 908,55 mil TEU’s. No mesmo período do ano passado passaram pelo Complexo 913,84 mil TEU’s.
Porém, segundo o diretor, em outubro ocorreu um avanço nas importações do Complexo, de 4%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. “Passamos de 31,48 mil TEUs em outubro do ano passado, para 37,38 mil TEUs, no último mês”, acrescenta.
No entanto, se observada a movimentação de contêineres dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 3%. No período de novembro de 2013 a outubro de 2014 foram movimentados 1,099 milhão de TEU’s, ante 1,070 milhão de TEU´s no igual período de 2012/13.
Bacia de Evolução
– Já está disponível novamente no site da Secretaria de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina o edital para a primeira etapa das obras da reestruturação do canal de acesso ao Complexo Portuário do Itajaí, que contempla a instalação de nova bacia de evolução e reposicionamento dos molhes. A data para a abertura das propostas está programada para o dia 11 de dezembro, às 14 horas.

A suspensão temporária do processo licitatório, cuja abertura das propostas estava prevista para novembro, ocorreu devido à necessidade de ajustes no edital. A primeira fase das obras será custeada pelo Governo do Estado e envolve investimento de aproximadamente R$ 130 milhões.